Alunos itinerantes

alunos itinerantes

Quais são os princípios da Escola Itinerante?

A Escola Itinerante tem como de seus princípios a democratização da gestão escolar, que se concretiza na participação da comunidade, na gestão administrativo-financeira e na direção coletiva dos processos pedagógicos, de forma dinâmica e organizada.

Quem tem acesso ao estatuto de aluno itinerante?

Os alunos têm acesso ao estatuto de aluno itinerante sempre que as famílias comprovem, perante o agrupamento de escolas/a escola não agrupada de matrícula, a sua situação profissional de itinerância (cartão de feirante, de profissional de atividades circenses, comprovativo de profissão itinerante, etc.).

Quais são as crianças e jovens que vivem em grupos itinerantes?

A resolução considera como itinerante crianças e jovens que vivem em grupos nessas condições por “motivos culturais, políticos, econômicos, de saúde, tais como ciganos, indígenas, povos nômades, trabalhadores itinerantes, acampados, circenses, artistas e/ou trabalhadores de parques de diversão, de teatro mambembe, dentre outros”.

Quais são os grupos culturais de jovens?

Os grupos culturais de jovens têm estilos de vida que se refletem nas experiências sociais e que se diferenciam da forma como os grupos de adultos vivem. -São grupos culturais formados por setores juvenis da sociedade, meninos, meninas, adolescentes e jovens. -Têm um estilo de vida particular diferenciado dos grupos de adultos.

Quais são as sugestões de dinâmicas de grupo para jovens?

Quebra-cabeça Está aí um jogo que integra uma equipe como ninguém – ou não! Desmonte um quebra-cabeças e peça que o grupo monte em determinado espaço de tempo. Outra ideia é ter dois jogos iguais e dividir os participantes em dois grupos, cada um com um líder. Ele é quem vai delegar as ações de cada membro da sua equipe.

Por que crianças e adolescentes irem para as ruas?

Além da pobreza e da busca pela sobrevivência como principais motivos para crianças e adolescentes irem para as ruas, procuram-se as ruas como lugar de diversão e liberdade – segunda opção mais apontada pelos entrevistados.

Por que é mais fácil praticar certas coisas com crianças e adolescentes?

“É muito mais fácil praticar certas coisas com crianças e adolescentes, uma vez que a reação pode não ser imediata, ou que eles não saberão se proteger, justamente por não entenderem que estão em uma situação perigosa. Ou, ainda, por serem amedrontados e facilmente desencorajados a recorrer a alguém que possa ajudá-los”, alerta.

Postagens relacionadas: