Boletim voto autarquicas 2021

boletim voto autarquicas 2021

Quais são os boletins de voto?

Quantos são os boletins de voto? São três, um por cada órgão autárquico a eleger (assembleia de freguesia, assembleia municipal e câmara municipal). Os boletins de voto são de cor branca para a assembleia de freguesia, amarela para a assembleia municipal e verde para a câmara municipal.

Quando acontecem as eleições autárquicas 2021?

As eleições autárquicas 2021 acontecem dentro de um mês, no dia 26 de setembro. Os portugueses voltam às urnas em tempos de pandemia (e ainda com máscara), para votar e decidir o futuro das suas autarquias nos próximos quatro anos.

Como funciona o voto antecipado nas câmaras municipais?

«Os Presidentes das Câmaras Municipais devem garantir a possibilidade de exercício do voto antecipado durante todos os dias que integram o período que a lei estabelece para esse efeito – de 16 a 21 de setembro – incluindo os dias de Sábado e de Domingo durante as horas correspondentes ao horário normal de funcionamento dos serviços municipais.

Quando sai o mapa das assembleias e secções de voto?

LOCAIS E HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO DAS ASSEMBLEIAS OU SECÇÕES DE VOTO E ELEITORES QUE NELAS VOTAM (Editais de 13 de setembro de 2021) Mapa das Assembleias e secções de voto (Editais de 26 de agosto de 2021) Verifique a partir de 11 de setembro 2021 a sua situação no recenseamento eleitoral (Freguesia de inscrição, Loca e secção de voto)

Quando vai surgir o boletim de voto?

Recorde a ordem pela qual estes irão surgir. J á é conhecido o boletim de voto que os portugueses vão receber quando se deslocarem às urnas no próximo dia 24 de janeiro para votarem nas eleições presidenciais.

Quando sai o boletim de voto para as eleições legislativas?

O que está em causa? No Facebook alerta-se para a ordem em que são apresentados os partidos num boletim de voto para as eleições legislativas que vão realizar-se no próximo domingo, dia 30 de janeiro.

Como é feito o voto?

O voto é exercido direta e presencialmente pelo eleitor e, salvo nas exceções relativas ao voto antecipado, na assembleia de voto correspondente ao local onde o eleitor está recenseado. Como assinalo o meu voto? Com uma cruz no quadrado (traços que se cruzem lá dentro) a seguir ao símbolo da candidatura em que pretende votar.

Quais são as forças políticas nos boletins de voto?

Assim, cada um dos 22 boletins de voto apresenta uma disposição diferente na ordem dos partidos, uma vez que o sorteio referido é efetuado para cada círculo eleitoral. Este ano, há 21 forças políticas nos boletins de voto, entre as quais quatro coligações.

Quando é possível fazer voto antecipado?

Internados em estruturas residenciais (lares) ou instituições similares - entre o 10.º e o 7.º dia anterior ao dia das eleições, poderá efetuar o seu requerimento para voto antecipado.

Como inscrever-se na plataforma de voto antecipado?

Para tal, deverá inscrever-se na presente plataforma, no período adequado, selecionando a eleição e a modalidade de voto antecipado que se adequa à sua situação. Pode ainda consultar nesta plataforma a sua inscrição, anteriormente efetuada, para cada uma das eleições a decorrer.

Como votar antecipadamente?

A legislação eleitoral permite-lhe, em regime excecional, e sob determinadas condições, votar antecipadamente. Para tal, deverá inscrever-se na presente plataforma, no período adequado, selecionando a eleição e a modalidade de voto antecipado que se adequa à sua situação.

Quem tem impedimento de voto no dia da eleição?

Os eleitores que, no dia da eleição, se encontrem na situação da alínea f. acima referida, e mediante disponibilização do correspondente documento comprovativo do impedimento, devem apresentar-se na Câmara Municipal do Município em cuja área estejam recenseados para exercer o direito de voto, entre os dias 16 e 21 de setembro de 2021.

Postagens relacionadas: