Festa santa rita

festa santa rita

Como é a festa de Santa Rita em Portugal?

A fama de Santa Rita percorreu o mundo, chegando facilmente a Portugal. Neste país celebra-se especialmente em Ermesinde, onde se realiza uma procissão e uma feira popular ligada à santa.

Qual é o dia de Santa Rita?

O Dia de Santa Rita festeja-se anualmente a 22 de maio. Santa Rita de Cássia nasceu em 1381, em Roccaporena, Itália. Faleceu com 76 anos de idade a 22 de maio de 1457 em Cássia, Itália.

Quando foi fechada a Igreja de Santa Rita?

A igreja de Santa Rita ficou praticamente fechada até 1894, continuando, mesmo assim, a celebrar-se a festa anual de Santa Rita. O Convento, vago por uns tempos, foi sucessivamente ocupado por outras instituições.

Quando é a festa de Santa Rita 2021?

No dia 22 de maio de 2021 celebraremos a festa em honra de Santa Rita, com a tradicional benção das rosas, em todas as celebrações eucarísticas. Haverá transmissão das celebrações para os claustros do Santuário.

Qual é o dia de Santa Rita?

O Dia de Santa Rita festeja-se anualmente a 22 de maio. Santa Rita de Cássia nasceu em 1381, em Roccaporena, Itália. Faleceu com 76 anos de idade a 22 de maio de 1457 em Cássia, Itália.

Como é a festa de Santa Rita de Cássia?

A Igreja celebra nesta sexta-feira (22) a memória de Santa Rita de Cássia. A partir da região da Úmbria, na Itália, fiéis de toda a Itália testemunham a devoção à santa das causas impossíveis. Neste ano, a pandemia e as medidas de segurança mudaram, mas não suspenderam as celebrações da festa tão esperada pela comunidade católica.

Quem celebra a festa de Santa Rita e a benção das Rosas?

Hoje, 22 de maio de 2020, celebrou-se a Festa de Santa Rita e a benção das rosas. A presidir à celebração esteve D. Manuel Linda, Bispo do Porto, acompanhado pelo Padre Samuel Guedes – Reitor do Santuário de Santa Rita – Ermesinde, e pelo padre D. Avelino Leite, transmitida nas redes sociais. ( ver aqui)

Qual o significado da Rosa no Santuário de Santa Rita?

A rosa ganha um significado especial neste santuário de Santa Rita. Nas palavras do Bispo do Porto, “a rosa representa a beleza da santidade e ser santo é belo. Quanto mais inseridos estamos na vida de Deus, mais santos somos”. Na benção final elevou-se a relíquia de Santa Rita. Tal como Santa Rita, não nos deixemos abater.

Qual a origem da Igreja Santa Rita?

A Igreja Santa Rita construída no local onde teve início no povoamento da cidade brasileira de Uberaba, estado de Minas Gerais, tornou-se catedral em 1896. [ 1] A igreja passou por diversas reformas, mas manteve seu estilo original e sua extrema beleza interior.

Qual é a história do Convento de Nossa Senhora do Bom Despacho e Santa Rita?

Como todas as instituições, a história do Convento de Nossa Senhora do Bom Despacho e Santa Rita está ligada às vicissitudes históricas do seu tempo. Dois factos contribuíram para a interrupção de toda esta dinâmica do Convento.

Quem fundou o Templo de Nossa Senhora do Bom Despacho e Santa Rita?

Assim é vulgarmente conhecido este templo que, no documento da sua fundação em 1745 pelos Eremitas de Santo Agostinho, se denomina “Convento de Nossa Senhora do Bom Despacho e Santa Rita”.

Onde está localizada a Igreja e o convento?

O conjunto, Igreja e Convento, situa-se nos arredores do Porto, mais concretamente em Ermesinde, Município de Valongo, na quinta denominada da “Mão Poderosa”, doada à “Real Congregação dos Eremitas Descalços de Santo Agostinho” por Francisco da silva Guimarães e sua esposa Francisca Carneiro da Silva (escritura de 6 de Julho de 1745).

vpn

Postagens relacionadas: