Calcular portagens

calcular portagens

Como calcular as taxas de portagem em Portugal?

O Waze, a aplicação de GPS com a maior comunidade de condutores do mundo, tem agora uma funcionalidade de cálculo das taxas de portagem em Portugal. Esta é uma das funcionalidades mais pedidas pelos utilizadores, que permite consultar e comparar taxas de portagem antes de iniciar uma rota que passe por estradas com portagens.

Qual a vantagem de uma portagem?

Em alguns casos, o Estado administra a infra-estrutura em questão e cobra a portagem; noutros, é uma empresa que se encarrega da gestão através de uma concessão outorgada pelo Estado. A vantagem de uma portagem é que pagam por ela apenas quem faz uso da sua infra-estrutura.

Como funciona o simulador de portagens?

Simuladores de portagens. Os simuladores de portagens permitem calcular o valor das portagens em função de um itinerário específico. Basta selecionar o tipo de veículo (a classe), inserir a origem, escolher o destino da viagem e os simuladores calculam, por si, o preço a pagar pelas portagens.

O que é a noção de portagem e qual a sua importância?

A vantagem de uma portagem é que pagam por ela apenas quem faz uso da sua infra-estrutura. Deste modo, se um cidadão não usar a rota ou o túnel com portagem, não deve pagar nada. O contrário aconteceria se se aplicasse um imposto a nível geral para todos os habitantes.

Como é calculada a taxa de portagem das autoestradas?

As concessionárias das autoestradas tem as fórmula de cálculo das portagens definidas nos contratos de concessão de cada uma das delas. A taxa de portagem varia em função do tipo de veículo e subdivide-se em 4 classes, existindo 2 critérios para a classificação das viaturas.

Quais são os critérios para a classificação da taxa de portagem?

A taxa de portagem varia em função do tipo de veículo e subdivide-se em 4 classes, existindo 2 critérios para a classificação das viaturas. O primeiro critério é a altura do veículo medida à vertical do primeiro eixo e o segundo é o número total de eixos do veículo.

Quais são os sistemas de pagamento de portagens?

O ACP repara ou paga Nas autoestradas portuguesas existem dois sistemas de pagamento de portagens: Eletrónicas – o pórtico existente regista o veículo (para cobrança posterior) ou debita no identificador. Cabinas de portagem – as tradicionais, com funcionário ou, em algumas auto estradas, através de máquina de pagamento automático.

Qual o valor que deve ter em consideração para o cálculo das taxas de direitos aduaneiros?

O valor que deve ter em consideração para o cálculo das taxas de direitos aduaneiros compreende, por norma, o preço efetivamente pago na aquisição do produto (fatura).

Postagens relacionadas: