Caixa geral de depósitos

caixa geral de depósitos

Qual é a história da caixa de depósitos?

A Caixa Nacional de Crédito, criada em 1929, é incorporada na Caixa Geral de Depósitos e as instituições anexas passam a ser apenas a Caixa Geral de Aposentações e o Montepio dos Servidores do Estado, sob a designação genérica de Caixa Nacional de Previdência.

Qual a taxa de câmbio da caixa de depósitos?

Porém, se o beneficiário for outra pessoa, o IOF é de 0,38%, sendo o preço final de 23,60 reais Na Caixa Geral de Depósitos Brasil, assim como em qualquer outra instituição bancária, a taxa de câmbio praticada diverge do câmbio comercial do mercado.

O que é o fundo de garantia de depósitos?

A CGD participa no Fundo de Garantia de Depósitos regulado pelo Decreto-Lei n.º298/92, de 31 de Dezembro, o qual se destina a garantir o reembolso de depósitos constituídos nas Instituições de Crédito que nele participem;

Quais são as principais características do Banco CGD?

A CGD é transformada em sociedade anónima de capitais exclusivamente públicos, de que só o Estado pode ser detentor, passa a denominar-se Caixa Geral de Depósitos, S.A., e rege-se pelas mesmas normas das empresas privadas do setor.

Quais são os depósitos abrangidos pelo Fundo de garantia de depósito?

Os depósitos abrangidos pelo Fundo de Garantia de Depósitos são de todos os tipos: depósitos a prazo, à ordem, com pré-aviso, a prazo sem mobilização antecipada, em regime especial, poupança-habitação, poupança-reforma, poupança-emigrante, poupança-condomínio ou depósitos representados por certificados de depósitos.

Como funciona o prazo de garantia de depósitos?

O prazo é contado a partir da data em que os depósitos se tornarem indisponíveis. Em circunstâncias excecionais, o Fundo de Garantia de Depósitos pode solicitar ao Banco de Portugal uma prorrogação daquele prazo, por período não superior a 10 dias úteis.

Como informar os depósitos excluídos da garantia?

Caso os depósitos se encontrem excluídos da garantia, as instituições devem informar os respetivos depositantes desse facto. Esta informação deve encontrar-se disponível nos balcões, em local bem identificado e diretamente acessível, por exemplo, no preçário disponibilizado ao público e no site da instituição.

Como funciona a garantia dos depósitos em instituições de crédito com sede em Portugal?

Para os depósitos em instituições de crédito com sede em Portugal, a garantia dos depósitos é dada pelo Fundo de Garantia de Depósitos – regulado pelo Regime Geral das Instituições de Crédito e Sociedades Financeiras (RGICSF). Para os depósitos captados pelas sucursais em Portugal de instituições de crédito, a garantia dos depósitos é dada:

Postagens relacionadas: