Convento de santa clara porto

convento de santa clara porto

Onde fica o Convento de Santa Clara?

O Convento de Santa Clara localiza-se na cidade de Vila do Conde, distrito do Porto, em Portugal. Foi um convento feminino instituído em 1318 e extinto no século XIX. Do antigo conjunto, restam-nos a magnífica igreja em estilo gótico e parte do edifício conventual, reedificada parcialmente no século XVIII.

Como foi a intervenção na Igreja de Santa Clara do Porto?

A intervenção na Igreja de Santa Clara do Porto foi realizada ao abrigo da Operação NORTE-04-2114-FEDER-000007 e contou ainda com o apoio mecenático da Fundação Millenium BCP, Irmandade dos Clérigos, Associação Comercial do Porto e Câmara Municipal do Porto. O investimento global foi superior a 2 milhões e meio de euros.

Onde fica a Igreja de Santa Clara?

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Portal lateral da igreja (à esquerda) e portal do Convento das Clarissas (à direita). A Igreja de Santa Clara é um templo católico localizado na freguesia da Sé, na cidade do Porto, em Portugal.

O que aconteceu com o Convento de São Paulo?

Após o Decreto de extinção das ordens religiosas (1834), a vida no convento foi-se apagando lentamente, até chegar ao seu termo em 1892, com a morte da última monja.

Quando foi doado o Convento de Santa Clara?

Foi doado no ano seguinte à Ordem de Santa Clara, tendo funcionado como convento feminino até à sua extinção no século XIX.

Quanto custa a visita ao Convento de Santa Clara em Funchal?

O Convento e Igreja de Santa Clara fica em uma parte alta da cidade. Paga-se o valor simbólico de 2 Euros e a visita deve ser acompanhada de um (a) guia que vai destacando os pontos interessantes e contando a história do local que se mistura com a própria história da cidade de Funchal.

Onde fica a Igreja de Santa Clara?

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Portal lateral da igreja (à esquerda) e portal do Convento das Clarissas (à direita). A Igreja de Santa Clara é um templo católico localizado na freguesia da Sé, na cidade do Porto, em Portugal.

Quem fundou o Convento de São Paulo?

Foi ampliado no século XVI com doações de Isabel de Granada, neta de Boabdil, o último rei mouro de Espanha, e abadessa do convento. O edifício atual foi construído entre os séculos XVII e XVIII, tendo sido terminado em 1719.

Quais são as principais características da Igreja de Santa Clara?

De casa religiosa a herança cultural e ícone turístico da cidade do Porto, inspiração literária, objeto de estudo histórico e artístico, a Igreja de Santa Clara é não só uma referência do barroco português, como um dos maiores exemplares da talha dourada nacional. *O horário está sujeito a alterações devido à realização de celebrações religiosas.

O que é a Basílica de Santa Clara?

A Basílica de Santa Clara é um templo católico da Itália, localizado em Assis e dedicado a Santa Clara de Assis, fundadora da ordem das Clarissas. Foi construído a partir de um projeto de Filippo Campello, e recebeu as relíquias de Santa Clara em 1260.

Quem fundou o Mosteiro de Santa Clara?

A instituição do Mosteiro de Santa Clara data de 7 de Maio de 1318, sendo os seus fundadores D. Afonso Sanches, filho ilegítimo do rei D. Dinis, e sua mulher, D. Teresa Martins de Meneses. D.

Como é feita a entrada da Igreja de São Paulo?

A entrada da igreja é feita através de uma porta barroca, datada de 1697 e reformulada no século XVIII, com elementos renascentistas como colunas salomónicas e capitéis coríntios. No interior podemos vislumbrar toda a magnificiência desta igreja, toda coberta por talha dourada da primeira metade do século XVIII .

Postagens relacionadas: