Tomada da bastilha coimbra

tomada da bastilha coimbra

Qual a origem da queda da Bastilha?

A Tomada da Bastilha , anônimo por volta de 1790, museu da Revolução Francesa. Durante o assédio, o marquês de Launay, o governador da Bastilha, ainda tentou negociar. Os guardas, no entanto, descontrolaram-se, disparando na multidão. Indignado, o povo reunido na praça em frente partiu para o assalto e dali para o massacre.

Por que a Universidade de Coimbra é chamada de “tomada da Bastilha”?

Em Coimbra, um grupo de 40 estudantes levava a cabo a ocupação de um palácio da Universidade – o Colégio de São Paulo Eremita – para servir de sede à Associação Académica. O acontecimento, baptizado com o estranho nome de “tomada da bastilha” em homenagem à Revolução Francesa, faz hoje um século e tornou-se uma lenda da univ...

Por que a “tomada da Bastilha” é uma marca notável?

Segundo o autarca, a “Tomada da Bastilha” de 1920, “porque depois houve outras, é uma marca notável, desde logo porque se estava em plena pandemia da pneumónica, tempo difícil que se associa um século depois a realidades que, não sendo iguais, são também de pandemia e confinamento”.

Quando foi criado o Instituto de Coimbra?

Feitas obras no claustro do edifício para construção do Teatro Académico, inaugurado em 1839, a Academia Dramática de Coimbra, sucessora da Nova Academia Dramática, sofre uma cisão, de que resulta a criação do Instituto de Coimbra (o “Clube dos Lentes”), em 1852.

Quais as causas que levaram a queda da Bastilha?

As causas que levaram à queda da Bastilha possuem raízes socioeconômicas. O Terceiro Estado (composto pela burguesia e o povo em geral) era marginalizado. Apesar de deterem o poder econômico, não possuíam a representatividade política equivalente em comparação ao Primeiro Estado (Clero) e o Segundo Estado (Nobreza).

Qual a altura da Bastilha?

A Bastilha era uma fortaleza retangular de 90 metros de comprimento por 25 metros de largura, com oito torres distribuídas pelas paredes. Estas chegavam a 3 metros de espessura por 30 metros de altura.

Quais foram as consequências da tomada da Bastilha?

Esse alastramento da revolta popular resultou em grandes transformações sociais e políticas no país e marcou a queda do Antigo Regime. A tomada da Bastilha foi consequência da grave crise que a sociedade francesa enfrentava no final do século XVIII.

Por que a queda da Bastilha foi considerada um grande marco na época?

A queda da Bastilha foi considerada um grande marco na época, pois simbolizou o início da queda do Antigo Regime e contribuiu para difundir o sentimento revolucionário – naquele momento concentrado em Paris – para toda a França, tanto nas cidades menores como nos agrupamentos rurais.

Postagens relacionadas: