O ano da morte de ricardo reis slideshare

o ano da morte de ricardo reis slideshare

Quem escreveu o ano da morte de Ricardo Reis?

Síntese José Saramago, O ano da morte de ricardo reis 18 slides natttaas O ano da morte de r. reis 8 pages Veronica Baptista Ano da morte 42 pages ◄Previous 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Next ► Next ► About Support Terms Privacy Copyright English © 2022 SlideShare from Scribd English Español

Qual é a história de Ricardo Reis?

Saramago convida o leitor a percorrer Portugal, internamente, e o interior da personagem Ricardo Reis. Ricardo Reis, em fins de dezembro de 1935, chega de barco a Lisboa, vindo do Brasil onde esteve dezasseis anos a viver. É o reencontro com a sua cidade que deixara há anos e é justamente aí que começa a nova experiência.

Qual a relação entre o poeta e a figura de Ricardo Reis?

O poeta Fernando Pessoa diz ter criado Ricardo Reis a 8 de março de 1914 (dia ao qual chamou de “triunfal”) e, com ele, foram criadas mais duas figuras, a de Alberto Caeiro e Álvaro de Campos. Relativamente a Ricardo Reis, Pessoa cria-o de forma diferente de si mesmo em todos os planos que o constituem (físico, cultural, etc.).

Quem é a namorada de Ricardo Reis?

Hospeda-se no Hotel Bragança. Ricardo Reis mantém com ela uma relação diferente da que tem com Lídia. É uma relação quase idealizada (apenas trocaram dois beijos), pois Marcenda é aquela que deve murchar.

Quem escreveu o livro de reis?

Tudo parece indicar que o livro de Reis foi escrito entre 560 e 538 a.C. Isso significa que o livro de Reis foi escrito entre a metade e o período final do cativeiro babilônico. O autor de Reis termina sua obra falando sobre o rei Joaquim no exílio da Babilônia (2 Reis 25:27-30).

Qual era a formação de Ricardo Reis?

Era latinista por formação clássica e semi-helenista por autodidactismo . Na sua biografia não consta a sua morte, no entanto José Saramago faz uma intervenção sobre o assunto em seu livro O Ano da Morte de Ricardo Reis, situando a morte de Reis em 1936.

Quais são as duas personagens femininas que se relacionam com Ricardo Reis?

E agora, as duas personagens femininas que se relacionam com Ricardo Reis. Lídia – a musa das Odes de Ricardo Reis – e Marcenda são duas personagens centrais nesta obra e neste período da vida de Ricardo Reis. Como é apanágio de Saramago, as suas heroínas são sempre mulheres fortes e decididas.

Quais foram os primeiros poemas de Ricardo Reis?

Fernando Pessoa publicou poemas de Ricardo reis – vinte odes – pela primeira vez em 1924, na revista “Athena” por si fundada. Depois, entre 1927 e 1930, oito odes foram publicadas na revista “Presença” de Coimbra. Os restantes poemas e a prosa de Ricardo Reis apenas foram publicados depois da sua morte.

Quais são as principais obras de Ricardo Reis?

Não consentem os deuses mais que a vida. Não consentem os deuses mais que a vida. Perenes sem ter flores. E reflectindo um pouco. (Fonte: Odes de Ricardo Reis . Fernando Pessoa. (Notas de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.)

Quais são os poemas de reis?

Os poemas de Reis são odes (Poesia própria para canto), poemas líricos de tom alegre e entusiástico, cantados pelos gregos, ao som de cítaras ou flautas, em estrofes regulares e variáveis. É uma poesia neoclássica, pagã, povoada de alusões mitológicas.

Qual é a personalidade de Ricardo Reis?

Sendo Ricardo Reis o protagonista e seu retorno a Lisboa o fio condutor da narrativa, é sobretudo no plano discursivo que os traços, as incoerências e as transformações da personagem se consolidam e são colocados em causa.

Postagens relacionadas: