Festa da castanha

festa da castanha

Quando é o Festival da castanha?

23 Out Festival da Castanha Município de Arouca, Município de Arouca Apelidada de «terra da castanha», Arouca promove, entre 23 e 27 de outubro, mais uma edição do Festival da Castanha, com música, danças tradicionais, mostras gastronómicas, venda de produtos regionais, workshops e magustos.

Quando vai ser o Festival da castanha em Arouca?

Apelidada de «terra da castanha», Arouca promove, entre 23 e 27 de outubro, mais uma edição do Festival da Castanha, com música, danças tradicionais, mostras gastronómicas, venda de produtos regionais, workshops e magustos.

Como é o evento do castanheiro e a castanha em Arouca?

Organizado pela Câmara Municipal de Arouca em conjunto com a Associação Florestal Entre Douro e Vouga e a Casa do Povo de Arouca, o evento pretende celebrar o castanheiro e a castanha e outros frutos secos do concelho, promovendo a sua produção e incentivando o seu uso na gastronomia regional.

Por que a castanha nasce no outono?

Quando nasce no castanheiro, a castanha está protegida por um revestimento de picos - o chamado ouriço da castanha. Quando chega o outono, o ouriço abre-se e a castanha cai para ser apanhada, podendo ser esta uma das razões pelas quais o fruto sempre esteve associado à celebração deste dia.

Qual a origem da castanha?

Presume-se que a castanha seja oriunda da Ásia Menor, Balcãs e Cáucaso, acompanhando a história da civilização ocidental há mais de 100 mil anos. A par com o pistácio, a castanha constituiu um importante contributo calórico ao homem pré-histórico que também a utilizou na alimentação dos animais.

Quando vai ser a 9a edição do Festival da castanha?

Apelidada de «terra da castanha», Arouca promove, entre 23 e 27 de outubro, a 9.ª edição do Festival da Castanha com mostras gastronómicas, venda de produtos regionais, workshops, magustos, música e danças tradicionais.

Como é a produção de castanha em Portugal?

A produção de castanha em Portugal destaca-se uma lista de produtos com denominação de origem protegida que era composta, em 2012, por 4 referências: A região da Padrela, situada entre Carrazedo de Montenegro, Vila Pouca de Aguiar e Chaves, tem a maior mancha contínua de soutos da Europa, produzindo mais de 12 mil toneladas de castanhas por ano.

Qual a importância das castanhas para a gastronomia?

Durante a Idade Média, nos mosteiros e abadias, monges e freiras utilizavam frequentemente as castanhas nas suas receitas. Por esta altura, a castanha, era moída, tendo-se tornado mesmo um dos principais farináceos da Europa . Com o Renascimento, a gastronomia assume novo requinte, com novas fórmulas e confecções.

Quais são as informações curiosas sobre a castanha?

É isso que lhe propomos hoje, com algumas informações curiosas sobre a castanha. A castanha é o fruto de uma árvore de grande porte, de folha caduca, que pode atingir mais de um milhar de anos de idade. A castanha que comemos é, de facto, uma semente que surge no interior de um ouriço (o fruto do castanheiro).

Onde o castanheiro é produzido?

– Na Sicília (Itália) encontra-se aquele que poderá ser o mais velho castanheiro de pé, com cerca de 3000 anos. Chamam-lhe “ Castanheiro dos Cem Cavalos ”, porque teria abrigado 100 cavalos do séquito da rainha de Aragão.

Quais são os benefícios do castanheiro?

– Nem só a madeira e o fruto do castanheiro são valorizados. À casca e às folhas foram reconhecidas propriedades medicinais: recomendaram-se como tratamento para a disenteria e a diarreia, e as suas folhas, depois de cozidas, utilizaram-se também para o tratamento da tosse e das inflamações da garganta.

Qual é a origem do castanheiro europeu?

O castanheiro europeu ( Castanea sativa Miller) pertence ao género Castanea e à família das Fagáceas, a mesma que integram os sobreiros e os carvalhos em geral. O género inclui 12 a 13 espécies, cinco das quais de origem asiática e sete norte-americana.

Postagens relacionadas: