Tensão arterial

tensão arterial

Quando é feita a medição da tensão arterial?

A medição da tensão arterial deve ser feita a cada dois meses. Se estes valores não se reduzem com estilos de vida saudável, provavelmente o seu médico irá propor-lhe algum fármaco.

Qual a tensão arterial normal?

Tensão arterial baixa (hipotensão): A tensão arterial está baixa quando apresenta valores abaixo de 9/5 mm Hg. Tensão arterial normal-alta ocorre quando a tensão sistólica varia entre 13 a 14 mm Hg e tensão diastólica entre de 8,5 e 8,9 mm Hg; Tensão arterial elevada: A tensão arterial está elevada quando apresenta valores acima de 14/9 mm Hg.

Como saber se a tensão arterial está elevada?

A única forma de saber como está a sua tensão arterial é através da sua correta medição. Quando a tensão arterial é elevada significa que o sangue está a exercer demasiada tensão nas paredes das artérias.

O que é a hipertensão arterial?

A hipertensão arterial é uma doença crônica que acomete milhões de pessoas em todo o mundo. Estima-se que cerca de 20% de toda a população tenha níveis de pressão arterial acima do normal. Nos idosos, a hipertensão é ainda mais comum, estando presente em mais da metade das pessoas.

Qual a função da tensão arterial?

Esta pressão é normal e até fundamental para que o sangue atinja o seu destino, chegando a todos os tecidos e células do organismo. Tensão arterial sistólica (máxima), que corresponde ao momento em que o coração contrai, enviado o sangue para todo o corpo;

Como medir a tensão arterial?

Se deseja controlar a sua tensão arterial, precisa de um aparelho com a maior precisão possível, e fácil de usar. Graças às suas inteligentes especificações, os tensiómetros Veroval® evitam desta forma erros de medição, uma vez que o ajudam a verificar a posição ótima da braçadeira. Isto é essencial para um resultado correto.

Qual a tensão arterial normal?

Tensão arterial baixa (hipotensão): A tensão arterial está baixa quando apresenta valores abaixo de 9/5 mm Hg. Tensão arterial normal-alta ocorre quando a tensão sistólica varia entre 13 a 14 mm Hg e tensão diastólica entre de 8,5 e 8,9 mm Hg; Tensão arterial elevada: A tensão arterial está elevada quando apresenta valores acima de 14/9 mm Hg.

Por que a tensão arterial é um fator de risco de doença cardíaca?

A tensão arterial é um fator de risco de doença cardíaca. É graças à força com que o coração manda o sangue para as artérias que se consegue distribuir o oxigénio e os nutrientes a todas as partes do corpo.

Por que é importante medir a tensão arterial elevada?

A hipertensão arterial é um dos fatores que contribui para o Risco Cardiovascular Global de uma pessoa, conceito que traduz o risco de sofrer um acidente vascular ao longo da vida, como consequência da presença de vários fatores de risco.

Quanto Tempo Demora para medir a tensão arterial?

A Direção-Geral da Saúde recomenda que a medição da tensão arterial seja repetida ao fim de um mês. Se a medição da sua pressão arterial apresentar valores a partir dos 180/110 mmHg, aguarde cinco minutos e volte a medir.

Como saber se a pressão arterial está alta?

Achar que é possível adivinhar se a pressão arterial está alta ou normal baseado na presença ou na ausência de sintomas, como dor de cabeça, cansaço, dor no pescoço, dor nos olhos, sensação de peso nas pernas ou palpitações, etc., é um erro muito comum.

Quando a tensão arterial elevada causa dores de cabeça e sangramento no nariz?

Crise hipertensiva: quando os valores são iguais ou superiores a 180/120 mm Hg. A tensão arterial elevada não causa dores de cabeça ou sangramento no nariz, exceto em caso de crise hipertensiva. Se a estes valores estiver associado um dos sintomas acima referidos e não se sentir bem, espere cinco minutos e repita a medição.

Postagens relacionadas: