Poesia trovadoresca resumo

poesia trovadoresca resumo

Qual é a origem do trovadorismo?

Dependendo do tema, da estrutura, da linguagem e do eu lírico, as cantigas trovadorescas são classificadas em quatro tipos: cantigas de amor, de amigo, de escárnio e de maldizer. Originárias da região de Provença, na França, apresenta uma expressão poética sutil e bem elaborada.

Quais são as características do trovador?

O trovador representa, com uma voz feminina (sujeito poético é uma mulher), os sentimentos e as experiências dos encontros amorosos com o seu “amigo”. Saudade, angústia, mágoa, ou até mesmo felicidade e ansiedade são a temática destas cantigas.

Quais eram as principais categorias de prosa no período do trovadorismo?

O marco mais importante do Trovadorismo provém das famosas cantigas, registros pioneiros desse estágio, que costumeiramente eram divididas em quatro classes: a cantiga de amor, a cantiga de escárnio, a cantiga de amigo e a cantiga de maldizer. O Trovadorismo teve seu período de ouro compreendido entre 1198 e 1418.

Por que a cantiga é chamada de trovador?

Assim chamada porque era feita por trovadores, surgiu no século XII, na Idade Média, num período em que Portugal estava no processo de formação nacional. O idioma era o galego-português, pois o galego e o português ainda não eram línguas distinta. O Trovador compunha as cantigas e as melodias que as acompanhavam.

Quais são os principais registros da época do trovadorismo?

As cantigas são os principais registros da época, tradicionalmente divididas em cantigas de amor, de amigo, escárnio e maldizer. O Trovadorismo português teve seu apogeu durante o período, de cerca de 150 anos, que vai, genericamente, de finais do século XII a meados do século XIV.

Quais eram as características do movimento trovador?

Enquanto o compositor (de origem) era chamado de trovador, o músico era chamado de menestrel. Chamava-se segrel o trovador profissional, cavaleiro que ia de corte em corte divulgando suas cantigas em troca de dinheiro.

Qual a diferença entre trovador e Cantiga?

Trovadores eram aqueles que compunham as poesias e as melodias que as acompanhavam, e cantigas são as poesias cantadas. A designação trovador aplicava-se aos autores de origem nobre, sendo que os autores de origem vilã tinham o nome de jogral, termo que designava igualmente o seu estatuto de profissional (em contraste com o trovador).

Quais as principais características das poesias do trovadorismo?

Grande parte das poesias do trovadorismo falavam sobre diversos temas relacionados à vida na corte. - Nessa época, a religião predominante em Portugal era o Catolicismo. Período marcado por grande influência da Igreja Católica na vida social e até política.

Quais são os motivos para a proliferação do trovadorismo?

Além disso, especificamente na macrorregião que abarca França, Espanha e Portugal, a presença de menestréis – poetas e músicos itinerantes –, assim como casamentos e outras relações políticas entre os reinos citados, produziu um intenso intercâmbio cultural na região que culminou na proliferação do Trovadorismo. Não pare agora...

Qual é a origem do trovadorismo?

Dependendo do tema, da estrutura, da linguagem e do eu lírico, as cantigas trovadorescas são classificadas em quatro tipos: cantigas de amor, de amigo, de escárnio e de maldizer. Originárias da região de Provença, na França, apresenta uma expressão poética sutil e bem elaborada.

Quais são as principais características da prosa?

Em geral, a prosa apresenta análise, narração e linguagem discorrida de maneira contínua. Também são exemplos o texto jornalístico e técnico. O termo prosa é usado para designar um texto em que o autor oferece ao leitor a ambientação do personagem e deu mundo dentro de um espaço físico e temporal.

Postagens relacionadas: