Abelhas

abelhas

Qual é a origem das abelhas?

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Nota: Para outros significados, veja Abelha (desambiguação). (sem classif.) Abelhas são insetos voadores, conhecidos pelo seu importante papel na polinização. Pertencem à ordem Hymenoptera, da superfamília Apoidea, subgrupo Anthophila, e são aparentados das vespas e formigas .

Quantas espécies de abelhas existem no mundo?

Vale destacar que no mundo existem várias espécies de abelhas, sendo conhecido atualmente um total de mais de 20 mil espécies. Neste texto vamos abordar um pouco mais a respeito das abelhas Apis mellifera, a espécie mais conhecida, estudada e também criada em todo o mundo.

Qual é o nome do som emitido pelas abelhas?

Nome do som emitido pelas abelhas: zumbir . Curiosidades: - Em 17 de outubro de cada ano é comemorado o Dia da Apicultura. - Dia 22 de maio é comemorado o Dia Apicultor, o criador de abelhas. - As abelhas são muito rápidas. A procura de néctar e pólen, uma abelha pode ir a dez flores a cada minuto. CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA: Reino: Animalia

Como as abelhas vivem?

As abelhas vivem em sociedades, nas quais é possível observar a divisão de tarefas entre os indivíduos. Quando observamos uma colmeia, verificamos que os indivíduos que nela vivem trabalham de forma cooperativa e há uma divisão em castas. As três castas são a rainha, o zangão e a operária.

Quais são as características da abelha?

Classe: Insecta. Ordem: Hymenoptera. Família: Apidae. Abelhas são animais pertencentes à Família Apidae. Elas geralmente não ultrapassam três centímetros de comprimento; e o corpo é dividido em cabeça, tórax e abdome. Elas possuem também olhos compostos, dois pares de asas, três pares de pernas e um de antenas.

Qual a importância das abelhas para o homem?

As abelhas apresentam uma grande importância econômica, já que diversas substâncias produzidas por elas são utilizadas pelo homem de diversas formas. Entre as diversas utilidades, podemos destacar o uso de ceras na fabricação de cosméticos e o uso medicinal do mel e do própolis.

Qual a importância ecológica das abelhas?

As abelhas também apresentam uma importância ecológica imensurável, pois, ao pousar nas flores em busca de néctar e pólen, elas contribuem para a polinização de diversas espécies. Atualmente o uso de alguns agrotóxicos tem causado a redução das populações de abelhas em algumas regiões, o que pode afetar profundamente esses ecossistemas.

Como surgiu a abelha africanizada?

A abelha africanizada foi criada e introduzida pela primeira vez no Brasil na década de 1950, em um esforço para aumentar a produção de mel, mas em 1957, 26 enxames escaparam acidentalmente da quarentena. Desde então, a nova espécie híbrida se espalhou por toda a América do Sul e chegou à América do Norte em 1985.

Quais são as características das abelhas?

- As abelhas possuem cinco olhos: dois maiores na frente e três menores no topo da cabeça. Possuem também antenas sensíveis, dois pares de asas e uma língua para sugar o néctar das flores. - Uma colmeia de tamanho médio pode abrigar até 60 mil abelhas.

Quando é comemorado o dia da abelha?

- Dia 22 de maio é comemorado o Dia Apicultor, o criador de abelhas. - As abelhas são muito rápidas. A procura de néctar e pólen, uma abelha pode ir a dez flores a cada minuto.

Qual a função das abelhas na colmeia?

- Numa colmeia, as abelhas possuem uma hierarquia: as operárias trabalham para trazer o alimento (pólen e néctar), vigiar, limpar e cuidar das larvas. Os zangões (em pouca quantidade) têm a função exclusiva de fazer o acasalamento com a rainha e garantir a reprodução.

Como as abelhas produzem o mel?

- As abelhas produzem o mel dentro da colmeia para servir de alimento. A geleia real também é produzida e serve de alimento para a abelha rainha - Quando se sentem ameaçadas, as abelhas podem picar o animal utilizando o seu ferrão.

Você sabia que os cogumelos podem “falar” uns com os outros? A maioria das abelhas em uma colmeia são operárias, enquanto há entre 200 e 300 zangões responsáveis ​​pelo acasalamento com a rainha. A vida útil de uma abelha varia dependendo da sua casta. Os zangões têm o menor tempo de vida porque morrem logo após o acasalamento.

Qual a função das abelhas?

Postagens relacionadas: