Arquidiocese de braga

arquidiocese de braga

Quais são as paróquias da Arquidiocese de Braga?

Depois de contendas com a Sé de Compostela, Pascoal II, em 1103, dá a Braga como sufragâneas as Dioceses de Porto, Coimbra, Lamego e Viseu (em Portugal ), e mais cinco em território da Espanha . Célebre ficou também a contenda com Toledo sobre a primazia — ainda hoje, de resto, o arcebispo de Braga usa o título de Primaz das Espanhas.

Qual é a Diocese de Braga?

Em 832, a cidade de Braga estava sujeita à jurisdição da arquidiocese de Lugo e Braga, e essa situação continuou até 1070, quando a arquidiocese de Braga foi restaurada na cidade recapturada pelos cristãos. O primeiro bispo da Sé restaurada é Pedro, mencionado pela primeira vez em um documento datado de 1 de maio de 1070 .

Quem é o arcebispo de Braga?

D. José Cordeiro, Arcebispo de Braga e Primaz das Espanhas, tomou posse a 12 de Fevereiro de 2022 e iniciou o seu Ministério Pastoral na Arquidiocese de Braga a 13 de Fevereiro de 2022. O executivo municipal de Alfândega da Fé aprovou esta terça-feira, 8 de Março, um voto de louvor a…

Quais foram os motivos que levaram os bispos a residir em Braga?

Aquando da invasão muçulmana, Braga ficou no domínio dos infiéis e os seus bispos passaram a residir em Lugo. Após a reconquista cristã, mesmo antes da fundação da Monarquia, foi definitivamente restaurada a Arquidiocese (1070). O Bispo D. Pedro pôde fixar-se definitivamente em Braga, promovendo a reconstrução da devastada cidade.

Quem será o novo arcebispo de Braga?

O arcebispo de Braga é considerado a segunda figura mais importante do episcopado português, a seguir ao patriarca de Lisboa. D. Jorge Ortiga deve manter-se na diocese como arcebispo emérito.

Quem é o novo arcebispo de Bragança-Miranda?

Responsável pela diocese de Bragança-Miranda sucede a D. Jorge Ortiga que serviu a Arquidiocese de Braga desde 1999. Na manhã deste dia 3 de dezembro foi publicada a nomeação de D. José Manuel Garcia Cordeiro como novo arcebispo de Braga em Portugal. Desde julho de 2011 que era bispo de Bragança-Miranda.

Quais são os limites da Arquidiocese de Braga?

O atual território diocesano tem 2857 quilómetros quadrados, cujos limites não coincidem com os limites civis do Distrito de Braga. A Arquidiocese de Braga é constituída por 551 paróquias que servem aproximadamente 850 mil habitantes.

Qual a diferença entre um arcebispo maior e um patriarca?

Por esta razão, um arcebispo maior é honorificamente inferior a um patriarca, mas superior a um arcebispo primaz. Arcebispo titular: é aquele que tem o título de uma arquidiocese que existia no passado, mas agora só existe como título. Não tem jurisdição ordinária sobre uma arquidiocese.

Postagens relacionadas: