Subsidio de desemprego

subsidio de desemprego

Como funciona o subsídio de desemprego em Portugal?

Em países com os quais Portugal celebrou Acordos de Segurança Social, que permitam que os períodos de contribuições registados nesses países possam ser contados em Portugal para acesso ao subsídio de desemprego. Se for necessário, podem ser considerados os períodos de registo de remunerações por exercício de atividade profissional independente.

Quanto tempo dura o subsídio de desemprego 2021?

Os períodos de concessão do subsídio de desemprego que terminem em 2021 são, excecionalmente, prorrogados por 6 meses .

Como fazer o requerimento de subsídio de desemprego?

Caso necessite de ajuda, consulte o Guia de Apoio à Submissão Online de Requerimentos de Subsídio de Desemprego do IEFP. Em alternativa, pode fazer o requerimento de forma presencial no centro de emprego mais próximo. Caso pretenda, pode agendar previamente o atendimento através da plataforma SIGA, por email ou telefone.

Como transferir o subsídio de desemprego para outro país da UE?

Mudar para outro país da UE para procurar emprego Em determinadas condições, pode transferir o subsídio de desemprego para outro país da UE enquanto procura trabalho nesse país. Regra geral, os subsídios de desemprego podem ser transferidos por um período de três meses, que pode ser prorrogado até um período máximo de seis meses.

O que é o subsídio de desemprego?

O subsídio de desemprego é pago mensalmente a quem perdeu o emprego de forma involuntária e que se encontre inscrito no serviço de emprego. A atribuição e gestão do subsídio de desemprego cabe ao Instituto da Segurança Social. Para saber se tem direito a receber subsídio de desemprego consulte as condições de acesso no site daquele Instituto, ...

Quanto tempo dura o subsídio de desemprego 2021?

Os períodos de concessão do subsídio de desemprego que terminem em 2021 são, excecionalmente, prorrogados por 6 meses .

Qual o prazo para reinício do subsídio de desemprego?

Caso considere mais favorável, o beneficiário pode optar pelo reinício do pagamento do subsídio anterior durante o tempo que faltava para concluir esse mesmo subsídio, no prazo de 60 dias após a concessão do novo subsídio de desemprego.

O que é o período de concessão do subsídio de desemprego?

O formulário referido está disponível no canto superior direito na “Documentação relacionada” ou em qualquer serviço de atendimento da Segurança Social. O subsídio de desemprego é requerido no prazo de 90 dias consecutivos a contar da data do desemprego, no centro de emprego.

Como obter o subsídio de desemprego?

Poderá fazer o pedido de subsídio de desemprego online, através do portal iefponline, caso tenha trabalhado por conta de outrem e esteja desempregado de forma involuntária, ou presencialmente no centro de emprego, no qual deve ter, previamente, a inscrição feita.

Como funciona o prolongamento do subsídio de desemprego?

à data do prolongamento do subsídio de desemprego preencha as condições de atribuição do subsídio social de desemprego (satisfaça a condição de recursos). O subsídio social de desemprego inicial é requerido no centro de emprego, no prazo de 90 dias consecutivos a contar da data do desemprego.

Como fazer o requerimento de prestações de desemprego?

Requerimento de prestações de desemprego (Mod.RP5000-DGSS), preenchido online pelo funcionário do Centro de Emprego. Se fizer o pedido através do site do IEFP, o formulário para requerimento online fica disponível na sua área de gestão após inscrição no centro de emprego (ver 3.º Passo);

Quanto tempo dura o subsídio de desemprego 2021?

Os períodos de concessão do subsídio de desemprego que terminem em 2021 são, excecionalmente, prorrogados por 6 meses .

Postagens relacionadas: