Aldeias de xisto, piódão

aldeias de xisto, piódão

Quais são as características da aldeia de Piódão?

A sua densidade populacional é de 3,3 hab/km². A freguesia inclui as seguintes aldeias e quintas: Piódão, Malhada Chã, Chãs dÉgua, Tojo, Fórnea, Foz d`Égua, Barreiros, Covita, Torno, Casal Cimeiro e Casal Fundeiro.

Como era a vida na aldeia de xisto?

São muitos quilómetros de curvas por uma estrada de montanha até chegar a esta aldeia de xisto, onde tudo parece ter parado no tempo e onde as casas e as ruas permanecem intactas e nos mostram como era a vida nestas paragens há muitos anos atrás.

Quais são as principais características do Xisto?

Destacam-se as típicas portas e portadas que se encontram pintadas de azul, tal como os telhados em ardósia. O xisto não é apenas usado na construção das casas, surgindo também no chão das ruas. As ruas são estreitas e sinuosas e contribuem para uma beleza singular.

Por que o xisto é usado na construção das casas?

O xisto não é apenas usado na construção das casas, surgindo também no chão das ruas. As ruas são estreitas e sinuosas e contribuem para uma beleza singular. A aldeia histórica de Piódão é chamada de aldeia presépio e facilmente se percebem as razões para tal.

Onde fica a aldeia do Piódão?

No Numeramento Joanino de 1527, o primeiro recenseamento populacional nacional, Piódão aparece inserido na vila de Avô, como casall do piodam com dois moradores apenas. Mais tarde integra a Freguesia de Aldeia das Dez, da qual é desanexado em 1676.

Quais são as características da praça de Piódão?

A aldeia do Piódão mantém o traçado antigo e irregular, característico das aldeias medievais. Há harmonia na construção e a integração no meio é quase perfeita. Na construção tradicional, não era utilizado cimento na edificação das paredes de Xisto dos edifícios.

Quais são os melhores lugares para visitar em Piódão?

E os interessados pelo passado do local também podem visitar o Núcleo Museológico de Piódão, que conta a história desde da aldeia desde o seu surgimento, como uma vila de agricultores, no período medieval. Quando a fome bater, nossas indicações são duas: o Solar dos Pachecos o A Fontinha, que servem especialidades da região.

Quais são os melhores lugares para visitar na Ribeira do Piódão?

Está classificada como Imóvel de Interesse Público desde 1978. Por entre os tons escuros do xisto e da lousa, dominando toda a praça, destaca-se a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Piódão. Caiada de branco, com detalhes em azul turquesa, é um edifício peculiar que sofreu remodelações ao longo dos anos.

Qual é o conceito de xisto?

Apresentação do conceito de Xisto – O xisto (também conhecido por lousa) é uma rocha sedimentar cujo aspecto e estrutura folheada é resultado da (…) O xisto (também conhecido por lousa) é uma rocha sedimentar cujo aspecto e estrutura folheada é resultado metamorfização por compressão e desidratação de uma argila.

Como é classificado o xisto?

Os xistos caracteristicamente contêm silte de granulação fina e partículas de argila (< 0,063 mm). Eles são, portanto, classificados como xisto siltoso ou argila, dependendo se silte ou argila dominam os constituintes da pedra.

Quais são os principais constituintes dos xistos?

Os principais constituintes dos xistos são minerais filosssilicatos (muscovita, biotita, clorita, talco e serpentina), tipicamente placóides, cuja orientação na rocha define a xistosidade. No entanto, minerais prismáticos finos, como alguns anfibólios, quando orientados, também podem definir uma xistosidade na rocha.

Quais são as principais características das rochas de xisto?

A argila é um componente importante nas rochas de xisto. Uma breve visão geral dos nomes das rochas usados para descrever os argilitos ou rochas derivadas deles: Uma rocha laminada e compactada.

Postagens relacionadas: