Ala pediatrica hospital sao joao

ala pediatrica hospital sao joao

Por que o Centro Hospitalar Universitário de São João é importante para a região norte?

Trata-se de um momento crucial no percurso e na atividade do Centro Hospitalar Universitário de São João, que dará uma resposta de qualidade às crianças e jovens da região norte. Este será um projeto para todos, distinguindo-se, seguramente, como um fator diferenciador para o Serviço Nacional de Saúde.

Quem criou o serviço de Pediatria?

O Serviço de Pediatria foi criado em 28 de novembro de 1959, sendo o primeiro Diretor Castro da Fonseca, seguido por Lopes dos Santos.

Quem criou o Departamento de Pediatria?

Norberto Santos criou o Departamento de Pediatria que incluía as duas especialidades como Serviços autónomos. O primeiro Diretor de Serviço foi Barbeitos de Sousa. Após a sua morte o Diretor de Departamento assumiu sucessivamente a Direção de Serviço até à nomeação de Bessa Monteiro.

Por que o serviço de Cirurgia Pediátrica está inserido no Hospital Pediátrico integrado?

Uma vez que o Serviço de Cirurgia Pediátrica está inserido no Hospital Pediátrico Integrado estará sempre em consonância com as diretrizes e objetivos do mesmo, bem como da Administração do CHUSJ.

Qual a importância do Departamento de Pediatria?

O Departamento de Pediatria mantêm como marca o compromisso central com o ensino de graduação, desenvolvido a partir de um modelo centrado na assistência médica, tendo em decorrência, ampla atividade de extensão, concentrada na assistência médico-hospitalar e integração ao Sistema Único de Saúde.

Como surgiu a Pediatria?

Após a metade final do século XIX, houve necessidade de maior resolutividade médica, pois os índices de mortalidade infantil estavam muito altos, além disto, ter uma especialização agiria como inibidor da concorrência profissional. A partir disto, surgiu a Pediatria como uma especialidade.

Quem criou a primeira aula de Pediatria no Brasil?

A partir do modelo francês, a puericultura chegou ao Brasil pelo médico higienista Arthur Moncorvo Filho, fundador do Instituto de Proteção e Assistência à Infância do Rio de Janeiro. A instituição era focada essencialmente na saúde pública, mas posteriormente se firmaria como complementação da pediatria personalizada.

Quem é o pediatra da Bahia?

O pediatra baiano Alfredo Ferreira de Magalhães (1873-1943), professor da Faculdade de Medicina da Bahia que também publicou artigos sobre doenças de crianças, conhecia os colegas do Rio, criou uma filial do Ipai para oferecer serviços médicos a crianças carentes de Salvador e construiu um hospital para crianças.

Postagens relacionadas: