Bispo de bragança

bispo de bragança

Quem é o bispo da nova Catedral de Bragança?

José Cordeiro fará também parte da história da polémica nova catedral de Bragança, que começou a ser construída praticamente quando foi nomeado padre. Como bispo foi ordenado na única catedral construída no século XX e que herdou inacabada e com uma fatura de cinco milhões de euros que conseguiu liquidar.

Quem é o bispo de Bragança-Miranda?

José Manuel Garcia Cordeiro tornou-se no 44.º bispo da diocese de Bragança-Miranda a 02 de outubro de 2011 e no mais jovem bispo de Portugal, aos 44 anos, ao ser titular da diocese de origem. Atualmente com 54 anos, é natural de Parada, uma aldeia do concelho de Alfândega da Fé, no distrito de Bragança.

Quem é o arcebispo de Braga?

José Manuel Garcia Cordeiro ( Vila Nova de Seles, Angola, 29 de Maio de 1967) é um arcebispo católico português, sendo actualmente Arcebispo Primaz de Braga . Foi empossado como Arcebispo de Braga em 12 de fevereiro de 2022, na Sé Catedral de Braga .

Quem é o bispo de parada?

Atualmente com 54 anos, é natural de Parada, uma aldeia do concelho de Alfândega da Fé, no distrito de Bragança. Foi ordenado padre em 1991 e foi vice-reitor e reitor do Pontifício Colégio Português, em Roma, até ser nomeado bispo de Bragança-Miranda.

Qual a origem da Catedral de Bragança?

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. A Sé Catedral de Bragança é a sede da Diocese de Bragança-Miranda, no nordeste de Portugal. O templo foi inaugurado em 7 de outubro de 2001, sendo assim a primeira catedral portuguesa a ser construída no século XXI.

Quem criou a Diocese de Bragança?

Em 24 de julho de 1925, o papa então reinante, Pio XI, pela bula Ad Sacram Petri Sedem, cria a diocese de Bragança no Brasil.

Qual foi a primeira catedral portuguesa?

Dedicada a Nossa Senhora Rainha, a atual Sé Catedral de Bragança foi desenhada pelo arquiteto Vassalo Rosa, sendo a primeira catedral portuguesa construída no século XXI.

Quando surgiu a Catedral de São Paulo?

Todavia, a edificação da catedral só ganhou forma em 1982, com o lançamento da primeira pedra, e o início oficial das obras ocorreu seis anos mais tarde, após mais uma série de adiamentos relacionados com a configuração e a estrutura do projeto.

Que dia é o dia do arcebispo de Braga?

No dia 3 de Dezembro de 2021 é nomeado Arcebispo Metropolita de Braga. A Tomada de Posse de D. José Cordeiro é no dia 12 de Fevereiro, às 16h00, na Sé de Braga. No dia seguinte, 13 de Fevereiro, é celebrada a Eucaristia Solene que assinala o início do seu Ministério Pastoral, também às 16h00, na Sé.

Quem é o novo arcebispo de Bragança-Miranda?

Responsável pela diocese de Bragança-Miranda sucede a D. Jorge Ortiga que serviu a Arquidiocese de Braga desde 1999. Na manhã deste dia 3 de dezembro foi publicada a nomeação de D. José Manuel Garcia Cordeiro como novo arcebispo de Braga em Portugal. Desde julho de 2011 que era bispo de Bragança-Miranda.

Quais são os limites da Arquidiocese de Braga?

O atual território diocesano tem 2857 quilómetros quadrados, cujos limites não coincidem com os limites civis do Distrito de Braga. A Arquidiocese de Braga é constituída por 551 paróquias que servem aproximadamente 850 mil habitantes.

Qual a diferença entre um arcebispo maior e um patriarca?

Por esta razão, um arcebispo maior é honorificamente inferior a um patriarca, mas superior a um arcebispo primaz. Arcebispo titular: é aquele que tem o título de uma arquidiocese que existia no passado, mas agora só existe como título. Não tem jurisdição ordinária sobre uma arquidiocese.

Postagens relacionadas: