Poemas de natal portugueses

poemas de natal portugueses

Por que o Natal é tão importante para os poetas portugueses?

Para eles o Natal não era só uma época ‘bonitinha’ em que dar e receber (seja amor, respeito ou bens materiais) é o mote. Por saberem que esta é também uma altura em que, muitas vezes, as pessoas tendem a esquecer-se do seu verdadeiro significado, alguns nomes grandes da literatura portuguesa alertaram consciências com poemas dedicados ao Natal.

Qual é o significado do poema de Natal?

Este poema de Pedro Tamen fala-nos da época natalícia de uma forma peculiar, mas não menos interessante. Tal como nos indica o título, o autor não pretende falar do Natal em si, mas sim de outros pormenores da época que se enaltecem com a chegada da época e do mês de Dezembro.

Quais são as poesias de Natal que você vai querer recordar em família?

FELIZ ANIVERSÁRIO, JESUS. Natal… Na província neva. Os sentimentos passados. Como a família é verdade! Estou só e sonho saudade. Do lar que nunca terei!

Quem é o poeta de Natal?

Poema de Miguel Torga Natal. Adolfo Correia da Rocha, conhecido pelo pseudónimo Miguel Torga, foi um dos mais influentes poetas e escritores portugueses do século XX. Torga destacou-se como poeta, contista e memorialista, mas escreveu também romances, peças de teatro e ensaios.

Qual a relação entre o Natal e a poesia portuguesa?

Entre Jorge de Sena e David Mourão-Ferreira, o Natal na poesia portuguesa foi muitas vezes denunciado por tudo o que nele é farsa, mas também se viu mais fundo que isso, o vigor do desejo que a cada ano espera um parto que venha bater às portas de um mundo novo

Qual a importância da Quadra Natalícia para o poeta?

O coração do poeta opõe-se ao mundo. Fernando Pessoa reconhece a família e a sua importância, todavia fá-lo sozinho, longe do mundo, numa conversa consigo mesmo. Embora a quadra natalícia apele a um sentimento de união e família, nem todos têm um lar para o qual possam regressar.

Por que comemorar o Natal?

A poucas horas de comemorar o Natal, o Espalha-Factos reuniu estrofes, quadras e poemas de alguns dos mais aclamados autores portugueses e estrangeiros que descreveram e poetizaram esta época festiva. Os poetas têm uma forma muito peculiar de ver o mundo e transformam em palavras as emoções, que o comum mortal não é capaz de descrever.

Por que o Natal é uma data importante no calendário?

O Natal é, sim, uma data importante no calendário. Ela pontua e sublinha um espaço para as pessoas se abraçarem, conversarem, se alegrarem, se amarem. Esse regozijo contagia as gerações!

O Natal fala sobre a divindade do Salvador. O humilde nascimento de Jesus Cristo nunca teve como objetivo esconder que Deus nasceu neste mundo. Não creio que alguém possa imaginar o significado de Deus ter nascido em uma manjedoura. Como se explica o Todo Poderoso se tornar uma pequena criança?

Qual é o sentido do Natal?

Quais são as poesias de Natal?

Para este ano fizemos uma seleção de poesias sobre Natal. Hohoho. Soa dentro de minha alma. Tem o som de repetida. És para mim como um sonho. Soas-me na alma distante.

Por que comemorar o Natal?

O Natal fica mais bonito e cheio de luz quando toda a família se reúne para comemorar. A Sagrada Família de Nazaré deve ser motivo de exemplo para nós. Que nesse Natal possamos renovar nossa fé, nossa união e nosso amor em família.

Qual é o verdadeiro presente de Natal para a família de Nazaré?

A Sagrada Família de Nazaré deve ser motivo de exemplo para nós. Que nesse Natal possamos renovar nossa fé, nossa união e nosso amor em família. O verdadeiro presente de Natal é ter a família reunida em oração e confraternização. Que todas as famílias possam renovar seus votos de fé e amor na celebração do nascimento de Jesus.

Qual é o verdadeiro presente de Natal?

Que nesse Natal possamos renovar nossa fé, nossa união e nosso amor em família. O verdadeiro presente de Natal é ter a família reunida em oração e confraternização. Que todas as famílias possam renovar seus votos de fé e amor na celebração do nascimento de Jesus.

Postagens relacionadas: