Reforma antecipada 2022

reforma antecipada 2022

Quando a reforma antecipada é possível?

No caso dos funcionários públicos, a reforma antecipada é possível quando o beneficiário estiver numa das seguintes situações: Pelo menos, 40 anos de serviço efetivo aos atingir os 60 anos de idade;

Qual a idade mínima para reformar-se em 2022?

Imagine que decide reformar-se em 2022, com 63 anos de idade e 40 anos de descontos para a Segurança Social. Trata-se de uma antecedência de três anos e sete meses, em relação à idade normal de acesso à pensão de velhice em vigor nesse ano (66 anos e sete meses), o que perfaz 43 meses.

Quais são as exceções para pedir a reforma em 2022?

Tendo pelo menos 15 anos de descontos, a regra é que poderá pedir a sua reforma em 2022, sem penalizações, se tiver completado 66 anos e 7 meses. No entanto, existem exceções que permitem que se peça a reforma antes de concluída a idade legal, como sejam as longas carreiras contributivas e as profissões de desgaste rápido.

Como pedir reforma antecipada?

Documentos comprovativos do tempo de serviço militar obrigatório. Uma vez que está a pedir a reforma antecipada, também terá de apresentar: Declaração da Atividade Profissional Exercida, Mod. RP 5023-DGSS.

Quem pode pedir a reforma antecipada?

Pode pedir a reforma antecipada ao abrigo deste regime quem aos 60 anos tenha, pelo menos, 40 anos de descontos. No regime de flexibilização não é penalizado pelo fator de sustentabilidade, mas apenas pelo fator de redução. Neste caso é importante saber qual é a idade pessoal da reforma.

Qual a idade ideal para reforma antecipada?

Será penalizado com o fator de sustentabilidade e o fator de redução. Se pedir a reforma antecipada por desemprego de longa duração aos 57 anos, tiver 22 anos de descontos e estiver desempregado desde os 52 anos, sofrerá um fator de redução de 0,5% por cada mês de antecipação em relação aos 62 anos. Mas não é só.

Quem tem 40 anos de contribuições pode pedir a reforma antecipada?

Este regime não é aplicável a quem atinja (ou tenha atingido) 40 anos de contribuições depois de completar os 61 anos. Se tem 63 anos e 42 anos de contribuições, significa que quando tinha 60 anos só tinha 39 anos de contribuições. Continua a poder pedir a reforma antecipada nos termos gerais, sofrendo o corte do fator de sustentabilidade.

Como funciona a penalização de redução da reforma antecipada?

A penalização de redução da reforma antecipada, com a percentagem de 0,5% por mês de antecipação, só se aplica se o trabalhador se reformar mais cedo do que a sua idade pessoal de reforma. Ex.: o trabalhador tem a idade pessoal de reforma de 65 anos e 5 meses, mas quer reformar-se aos 62 anos, ou seja, com uma antecipação de 41 meses.

Qual a idade da reforma e quem tem direito? Têm direito à reforma os seguintes beneficiários que tenham contado com pelo menos 15 anos de descontos para a Segurança Social e tenham completado 66 anos e 7 meses em 2022 (idade normal de acesso à reforma): Beneficiários do Seguro Social Voluntário.

Quanto Tempo Demora para fazer o pedido de reforma?

E o que acontece se pedir antes? Mesmo que ainda tenha alguns anos de trabalho pela frente, veja como funciona e o que fazer para não sofrer penalizações quando deixar de trabalhar. Se a idade da reforma já está a chegar, veja o que vai precisar. Pode fazer o pedido com uma antecedência máxima de três meses em relação à data de início da reforma.

Quem tem direito a reforma?

Se trabalhou, tem a idade legal de acesso à reforma – a chamada idade normal de acesso à pensão – e fez descontos durante um período mínimo poderá pedir a reforma e ter direito à pensão de velhice. Existem outros tipos de reforma, como a que é concedida por invalidez.

Quais são os novos regimes de reforma antecipada?

Os novos regimes de reforma antecipada/ pré-reforma, cuja implementação teve início em 2019, tiveram como objetivo aligeirar as penalizações impostas aos pensionistas. Esta legislação visou valorizar as carreiras contributivas, permitindo que cada trabalhador possa, em função da sua própria carreira profissional, adequar a sua idade de reforma.

Como pedir reforma antes de deixar de trabalhar?

O sistema Pensão na Hora tornou este processo mais rápido, mas, como veremos, não é acessível a todos. Quem tem direito a pedir a reforma? Se trabalhou, tem a idade legal de acesso à reforma – a chamada idade normal de acesso à pensão – e fez descontos durante um período mínimo poderá pedir a reforma e ter direito à pensão de velhice.

Postagens relacionadas: