Onde votar autarquicas

onde votar autarquicas

Por que é importante votar antecipadamente para as autárquicas?

As eleições autárquicas decorrem a 26 de setembro, mas o pedido para exercer o voto antecipado já está disponível para aqueles que querem ir às urnas mais cedo. Só que nem todos os portugueses podem votar já para os órgãos das autarquias locais: há exceções e critérios a ter em conta, até porque nestas eleições não há voto antecipado em mobilidade.

Quem tem direito a votar nas eleições autárquicas?

Se é cidadão europeu e reside noutro país da UE tem direito a votar e a apresentar-se como candidato nas eleições autárquicas realizadas nesse país. Se tenciona participar nas eleições autárquicas no país onde reside, deve exprimir a sua intenção e pedir para ser inscrito nas listas eleitorais do país em causa.

Como votar antecipadamente para as eleições autárquicas?

O voto antecipado para as eleições autárquicas, que decorrem a 26 de setembro, já está disponível mas não é para todos. Pessoas que estão em confinamento obrigatório ou internadas num lar são alguns dos grupos que podem exercer o direito de voto mais cedo.

Como participar das eleições autárquicas?

Se tenciona participar nas eleições autárquicas no país onde reside, deve exprimir a sua intenção e pedir para ser inscrito nas listas eleitorais do país em causa. Para esse efeito, deverá indicar alguns dados, como a sua nacionalidade e endereço.

Como votar antecipadamente em Portugal?

Se pretender votar antecipadamente, então deve saber que as votações vão ter lugar entre o dia 12 e 14 de janeiro nas representações diplomáticas, consulares ou mesmo nas delegações externas de algumas instituições públicas portuguesas que são definidas pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Qual a diferença entre voto antecipado e voto nulo?

Já se existir uma lista ou candidato que tenha desistido ou não tenha sido admitido, e assinar a cruz no mesmo, o voto também será nulo. No caso do voto antecipado, se o boletim de voto não chegar nas condições legalmente previstas ou não esteja devidamente fechado, esse voto será considerado nulo.

Como será o voto antecipado nas próximas eleições legislativas?

Nas próximas eleições legislativas será possível o voto antecipado, permitindo aos eleitores recenseados em território nacional votar em qualquer ponto do País, nas mesas de voto constituídas para o efeito, independentemente do seu local de voto registado nos cadernos eleitorais. Faça o registo aqui.

Como votar nas próximas eleições legislativas?

Para o voto antecipado serão criadas 2.606 mesas de voto, sendo importante recordar algumas medidas a adotar para garantir a segurança no momento do voto: usar máscara, manter distância de segurança, higienizar as mãos e levar caneta própria.

Como votar? No dia marcado para a eleição ou referendo, dirija-se ao seu local de voto e apresente o seu documento de identificação na mesa do voto O boletim de voto é entregue pela/o presidente da mesa. Nas eleições autárquicas são entregues 3 boletins (para a Câmara Municipal, para a Assembleia Municipal e para a Assembleia de Freguesia).

Quais países são obrigados a votar nas eleições autárquicas?

Quem pode votar nas eleições dos órgãos das autarquias locais? Podem votar, desde que inscritos no recenseamento no território nacional: - todos os cidadãos portugueses, - os cidadãos brasileiros com cartão de cidadão ou bilhete de identidade (com estatuto de igualdade de direitos políticos)

Como participar das eleições autárquicas?

Como votar antecipadamente para as autárquicas?

O voto antecipado é mais restrito por uma questão de logística: há três boletins por cidadão (câmara municipal, assembleia municipal e assembleia de freguesia) e há 308 concelhos e 3092 freguesias no país. Se quer votar antecipadamente para as autárquicas, saiba o que está em causa. Quem pode votar antecipadamente?

Quem tem direito ao voto antecipado para as eleições autárquicas?

No caso dos doentes internados, dos reclusos e dos estudantes deslocados, o prazo para votar antecipadamente para os órgãos das autarquias locais já passou. Só o podiam fazer até ao dia 6 de setembro, por isso já não é possível.

Como votar antecipadamente?

EM MOBILIDADE - Se é eleitor, recenseado em território nacional, e pretende exercer o seu direito de voto antecipadamente, poderá efetuar o seu requerimento para votar antecipadamente, preferencialmente, através da Plataforma Eletrónica entre o 14.º e o 10.º dia anterior ao dia das eleições. Saiba mais informação no Folheto informativo.

Como votar antecipadamente na plataforma eletrónica?

Saiba como e quando pode exercer o VOTO ANTECIPADO. EM MOBILIDADE - Se é eleitor, recenseado em território nacional, e pretende exercer o seu direito de voto antecipadamente, poderá efetuar o seu requerimento para votar antecipadamente, preferencialmente, através da Plataforma Eletrónica entre o 14.º e o 10.º dia anterior ao dia das eleições. ...

Postagens relacionadas: