Biblioteca da academia das ciências

biblioteca da academia das ciências

O que é a Academia de Ciências?

Fazendo actualmente parte do Institut de France, agrupa os mais eminentes cientistas e investigadores franceses, e alguns estrangeiros, num sistema de eleição por corpos académicos. A Academia de Ciências remonta ao plano de Colbert de criar uma academia geral.

Como aceder aos serviços da Biblioteca?

Para aceder aos serviços da Biblioteca será necessário agendar a sua visita através do e-mail geral@acad-ciencias.pt.

Onde está localizada a Biblioteca do Rio de Janeiro?

Parte da biblioteca está instalada na Livraria do Convento conhecido atualmente como Salão Nobre, que foi erigido após o terramoto de 1755, e inaugurado em 1795 pelo Príncipe Regente, D. João VI e D. Carlota Joaquina, representados em medalhão por cima da mesa da Presidência.

Como entrar em contato com a biblioteca da Acad?

Presencialmente, os pedidos de documentos devem ser formalizados até as 16h. Às quintas-feiras - aberta em exclusivo para os Académicos (dentro do mesmo horário de atendimento) Para aceder aos serviços da Biblioteca será necessário agendar a sua visita através do e-mail geral@acad-ciencias.pt.

Qual é a origem da Academia de Ciências?

A Academia de Ciências remonta ao plano de Colbert de criar uma academia geral. Ele escolheu um pequeno grupo de estudiosos que se reuniu em 22 de dezembro de 1666 na biblioteca do rei, perto da atual Bibliothèque Nationals, e depois disso realizou reuniões de trabalho duas vezes por semana nas duas salas designadas ao grupo.

O que é a Academia Brasileira de Ciências?

A Academia Brasileira de Ciências ( ABC) [ 1] é uma academia de ciências que divulga e fomenta a produção científica no Brasil desde 3 de maio de 1916, [ 2] tendo sido fundada por 27 cientistas e ainda sediada no Rio de Janeiro, com o nome Sociedade Brasileira de Sciencias, alterado em 1921 para sua atual denominação.

Quando foi fundada a Academia das Ciências de Lisboa?

A Academia das Ciências de Lisboa é uma das mais antigas instituições científicas nacionais de existência contínua. Foi fundada, no dia 24 de dezembro de 1779, durante o reinado de D. Maria I, sob o signo inspirador de um verso de Fedro*:

Qual é o papel da Academia das Ciências de Lisboa?

A Academia das Ciências de Lisboa tem desempenhado papel ímpar no que concerne às Ciências Exatas, Naturais e Humanas, Tecnologias e Economia. As Memórias que tem vindo a editar espelham a História das Ciências e das Letras em Portugal, bem como a evolução do estado científico e cultural do país.

Onde fica a biblioteca da época do Império no Rio de Janeiro?

Está localizada em frente a famosa praça da Cinelândia e por isso é possível combinar a ida a Biblioteca, com mais duas belezas históricas do Centro do Rio de Janeiro, o Museu de Belas Artes e o Teatro Municipal. Dias e horários de funcionamento: Segunda a Sexta de 10h às 17h.

Onde fica a Biblioteca Nacional?

Consulte horário de funcionamento e valor. A Biblioteca Nacional está localizada no centro histórico do Rio de Janeiro, próximo ao Theatro Municipal, Palácio Pedro Ernesto (Câmara Municipal do Rio de Janeiro), Centro Cultural da Justiça Federal e MNBA - Museu Nacional de Belas Artes.

Onde fica o prédio da Biblioteca Nacional?

Eliseu Visconti, ainda em 1903, já havia projetado o ex-libris e o emblema da Biblioteca Nacional. O prédio da Biblioteca fica situado na Avenida Rio Branco, número 219, praça da Cinelândia, no centro do Rio de Janeiro, compondo com o Museu Nacional de Belas Artes e o Teatro Municipal um conjunto arquitetônico e cultural de grande valor.

Qual é o estilo do edifício da Biblioteca Nacional?

O edifício da Biblioteca Nacional, cujo projeto é assinado pelo engenheiro militar Sousa Aguiar, tem um estilo eclético, no qual se misturam elementos neoclássicos e art nouveau, e contém ornamentos de artistas como Eliseu Visconti, Henrique e Rodolfo Bernardelli, Modesto Brocos e Rodolfo Amoedo.

Postagens relacionadas: