Conselho de turma

conselho de turma

O que é o “Conselho de turma” e qual a sua função?

1 – O conselho de docentes e o conselho de turma, para efeitos de avaliação dos alunos, são constituídos, respetivamente, no 1.º ciclo, pelos professores titulares de turma e, nos 2.º e 3.º ciclos, pelos professores da turma.

Quais são as decisões mais complicadas do Conselho de turma?

Estas decisões, da transição ou retenção, são as mais complicadas, as que geram mais debate e ocupam mais tempo, com todos os elementos do conselho de turma a pronunciarem-se”, refere.

Quem são os representantes de turma?

- Todos os Pais e EE presentes na reunião e que tenham os seus educandos na turma são possíveis de eleição; - Serão Representantes de Turma os 2 Pais e EE que obtiverem o maior número de votos;

Como é feita a eleição da turma?

Eleição - É eleito no início do ano lectivo pelos Pais e EE da turma, na 1ª reunião convocada pelo Director de Turma; - Todos os Pais e EE presentes na reunião e que tenham os seus educandos na turma são possíveis de eleição; - Serão Representantes de Turma os 2 Pais e EE que obtiverem o maior número de votos;

Qual é a composição dos conselhos de turma?

A composição dos conselhos de turma varia em função do ciclo ou do ano de escolaridade, da modalidade de formação e das características dos alunos da turma. Nestas reuniões, que duram em média entre duas a três horas, têm assento obrigatório os professores de todas as disciplinas, cujo número varia entre seis no 12.º ano e 13 no 3.º ciclo.

Quando se reúne o Conselho de turma?

REUNIÕES a) O Conselho de Turma reúne-se no início do ano lectivo e, pelo menos, uma vez por período. Reúne-se extraordinariamente sempre que um motivo de natureza pedagógica ou disciplinar o justifique.

Quais são as decisões mais complicadas do Conselho de turma?

Estas decisões, da transição ou retenção, são as mais complicadas, as que geram mais debate e ocupam mais tempo, com todos os elementos do conselho de turma a pronunciarem-se”, refere.

Qual a função do diretor de turma?

O diretor de turma como órgão de gestão intermédia: da legislação à realidade 4.2.2. As funções do diretor de turma No ponto 3.1.2., vimos as múltiplas e multivariegadas funções que a legislação atribuiu ao diretor de turma.

Por que a função de representante de turma é tão atrativa?

Mas, apesar da carga de comprometimento, existem motivos que são tornam a função de representante de turma atrativa. Os representantes de turma são alunos da própria classe que têm uma função parecida com a de mediação e gerência. É esse estudante que vai levar questões comuns dos demais colegas de sala para professores e coordenadores.

Como ser um bom representante de turma?

Conhecer seus colegas pelo nome é essencial para ser um bom representante de turma. Os alunos vão se conectar melhor com você se você realmente souber quem eles são, em vez de apenas fingir se importar. Apresente-se quando vir colegas que ainda não conhece.

Qual a importância da Relação dos Representantes com a turma?

A relação dos representantes com a turma deve, para facilitar a realização de suas atribuições, ser a mais democrática e transparente possível.

Qual a importância da representação discente no âmbito da turma?

A representação discente no âmbito da turma é muito importante na nossa Faculdade e, por isso, deve-se manter atuante. O/a aluno/a que se candidatou a representante e, mediante votação, foi eleito/a deve estar ciente de suas tradicionais funções à frente dos colegas e da Faculdade.

Postagens relacionadas: