Agendar voto antecipado

agendar voto antecipado

Como e quando pode exercer o voto antecipado?

Saiba como e quando pode exercer o VOTO ANTECIPADO. EM MOBILIDADE - Se é eleitor, recenseado em território nacional, e pretende exercer o seu direito de voto antecipadamente, poderá efetuar o seu requerimento para votar antecipadamente, preferencialmente, através da Plataforma Eletrónica entre o 14.º e o 10.º dia anterior ao dia das eleições.

Como votar antecipadamente?

A legislação eleitoral permite-lhe, em regime excecional, e sob determinadas condições, votar antecipadamente. Para tal, deverá inscrever-se na presente plataforma, no período adequado, selecionando a eleição e a modalidade de voto antecipado que se adequa à sua situação.

Como votar antecipadamente no dia da eleição?

ELEITORES PRESOS - Se está detido num estabelecimento prisional e, por esse motivo, está impedido de se deslocar à assembleia de voto no dia da eleição, poderá efetuar o seu requerimento para votar antecipadamente, preferencialmente, através da Plataforma Eletrónica até 10 de janeiro. Saiba mais informação no Folheto informativo.

Quais as datas para pedir o voto antecipado para as eleições legislativas 2022?

Já foram divulgadas as datas para pedir o voto antecipado para as eleições legislativas, que acontecem a 30 de janeiro de 2022. O voto antecipado aplica-se a pessoas em mobilidade, em internamento, em prisão, em lares, em confinamento obrigatório devido à COVID-19 e pessoas deslocadas no estrangeiro por motivos profissionais, escolares ou de saúde.

Como fazer o voto antecipado?

O voto antecipado pode ser requerido à Administração Eleitoral da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (SGMAI ) entre 20 e 23 de janeiro através de registo na plataforma.

Como será o voto antecipado nas próximas eleições legislativas?

Nas próximas eleições legislativas será possível o voto antecipado, permitindo aos eleitores recenseados em território nacional votar em qualquer ponto do País, nas mesas de voto constituídas para o efeito, independentemente do seu local de voto registado nos cadernos eleitorais. Faça o registo aqui.

Quem pode votar antecipadamente?

Entre 11 e 14 de janeiro, o presidente da câmara municipal da área do estabelecimento hospitalar ou prisional, ou vereador credenciado, desloca-se ao estabelecimento em que se encontre o cidadão para que exerça o seu direito de voto. O voto antecipado em mobilidade pode ser exercido por qualquer cidadão em território nacional.

Onde é feito o voto antecipado em mobilidade?

O voto antecipado em mobilidade pode ser exercido em todas as capitais de distrito e em todas as ilhas das regiões autónomas portuguesas, nos locais assinalados para o efeito.

Como votar antecipadamente na eletrónica?

Poderá efetuar o seu requerimento para votar antecipadamente, preferencialmente, através da Plataforma Eletrónica entre 10 e 14 de janeiro. Saiba mais informação no Folheto informativo.

Como e quando pode exercer o voto antecipado?

Saiba como e quando pode exercer o VOTO ANTECIPADO. EM MOBILIDADE - Se é eleitor, recenseado em território nacional, e pretende exercer o seu direito de voto antecipadamente, poderá efetuar o seu requerimento para votar antecipadamente, preferencialmente, através da Plataforma Eletrónica entre o 14.º e o 10.º dia anterior ao dia das eleições.

Como votar nas próximas eleições legislativas?

Para o voto antecipado serão criadas 2.606 mesas de voto, sendo importante recordar algumas medidas a adotar para garantir a segurança no momento do voto: usar máscara, manter distância de segurança, higienizar as mãos e levar caneta própria.

Qual a diferença entre voto antecipado e voto nulo?

Já se existir uma lista ou candidato que tenha desistido ou não tenha sido admitido, e assinar a cruz no mesmo, o voto também será nulo. No caso do voto antecipado, se o boletim de voto não chegar nas condições legalmente previstas ou não esteja devidamente fechado, esse voto será considerado nulo.

Postagens relacionadas: