Manheim

manheim

Qual é a cidade de Mannheim?

A cidade tem cerca de 310 mil habitantes, mais a sua aglomeração urbana, que engloba Heidelberg e Ludwigshafen. [ 1] O clima na cidade tem pequena variação entre a máxima e a mínima e possui chuva bem distribuída ao longo do ano.

Quais são as influências de Mannheim?

Algumas influências de pensadores anteriores são importantes para os conceitos que Mannheim desenvolverá a partir desta obra. De Nietzsche utilizará o perspectivismo, de Marx o conflito e a dominação e a sua teoria da ideologia, de Max Weber a sua tipologia para análise e o método compreensivo.

Por que o pensamento de Mannheim foi criticado?

O pensamento de Mannheim foi criticado sob alegação de, através do historicismo, conduzir ao relativismo. Mannheim negou essa crítica, afirmando que o relativismo só existe dentro de uma concepção absolutista das ideologias ou de qualquer forma de pensamento.

Quais são os principais sociólogos de Mannheim?

Max Weber e Karl Marx são os principais sociólogos com quem Mannheim dialoga para a construção da sua teoria sociológica a partir de Ideologia e Utopia (1929). Seu primeiro livro de grande envergadura (pois já publicara outros textos desde 1918), Ideologie und Utopia (Ideologia e utopia), de 1929, é também considerado seu mais importante escrito.

Postagens relacionadas: