Bonecas russas

bonecas russas

Como surgiram as bonecas russas?

Estas bonecas russas surgiram como um objeto artesanal, que em tempos soviéticos (especialmente da Perestroika) começou a ser produzido em série numa tentativa de as expandir para o ocidente.

Quais são as clássicas bonecas russas?

As clássicas bonecas russas são todas iguais, embora, ao longo dos anos, diferentes personagens de histórias e romances russos tenham sido representados nesse formato, também, e num sentido mais irônico, alguns personagens políticos ou famosos. Desde 2001, Moscou abriga um museu dedicado apenas a Matrioskas.

Quais são as principais curiosidades das Bonecas Russas?

Sabe por quê? Descobrimos as oito principais curiosidades dessas figuras com tanto mundo interior. O criador das bonecas russas chama-se Savva Mamontov, que tinha como objetivo recuperar a arte popular dos artesãos russos. Apesar disso, a primeira Matrioska de oito peças foi atribuída a Vasiij Petrovic Zvëzdockin.

Qual é a forma de uma boneca?

A sua forma é simples, mais ou menos cilíndrica e arredondada e mais estreita na parte superior, onde se situa a cabeça das bonecas. Não têm mãos (a não ser as que são pintadas nas suas superfícies).

Quem criou as bonecas russas?

O criador das bonecas russas chama-se Savva Mamontov, que tinha como objetivo recuperar a arte popular dos artesãos russos. Apesar disso, a primeira Matrioska de oito peças foi atribuída a Vasiij Petrovic Zvëzdockin.

Qual a melhor madeira para fazer bonecas russas?

A tradição russa era o centro de atração da época. A madeira Tilia é ideal para fazer bonecas russas, uma vez que a árvore quase não tem galhos e a casca é muito limpa. Além disso, a fibra de sua madeira é macia, o que permite seu manuseio sem o risco de quebra.

Quais são os nomes mais comuns das meninas russas?

Conta-se que no final do século XIX um dos nomes mais comuns das meninas russas era Matriona e, numa tentativa de adaptar estas bonecas à cultura e costumes da Rússia, se lhes atribuiu o nome de Matrioshka, que se conversa até aos nossos dias.

Quais são as bonecas russas?

As bonecas Matrioskas apesar de serem objetos tradicionais da Rússia, são populares em todo o mundo. Acredita-se que elas apareceram pela primeira vez na década de 1890, e o nome Matrioska ou Matryoshka vem do nome feminino russo Matriona.

Qual a melhor madeira para fazer bonecas russas?

A tradição russa era o centro de atração da época. A madeira Tilia é ideal para fazer bonecas russas, uma vez que a árvore quase não tem galhos e a casca é muito limpa. Além disso, a fibra de sua madeira é macia, o que permite seu manuseio sem o risco de quebra.

Quais as consequências da queda do Império Russo para a produção das bonecas?

Após a queda do Império Russo, a produção das bonecas entrou em crise: o país estava envolvido em uma guerra civil e, mais tarde, na Segunda Guerra Mundial. O “suvenir mais russo” renasceu das cinzas no final da União Soviética, quando muitos turistas estrangeiros começaram a visitar o país e os artesãos começaram a dar nova vida a velhas oficinas.

Onde são fabricadas as bonecas?

A matriôchka principal é cercada por oito bonecas menores e 200 figuras ainda menores. Além disso, a grande maioria dos matriôchkas modernas também são fabricadas na China. Na Rússia, as bonecas ainda são produzidas em algumas aldeias de Níjni Nôvgorod.

Postagens relacionadas: