Voto antecipado

voto antecipado

Como fazer o voto antecipado?

O voto antecipado pode ser requerido à Administração Eleitoral da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (SGMAI ) entre 20 e 23 de janeiro através de registo na plataforma.

Como será o voto antecipado nas próximas eleições legislativas?

Nas próximas eleições legislativas será possível o voto antecipado, permitindo aos eleitores recenseados em território nacional votar em qualquer ponto do País, nas mesas de voto constituídas para o efeito, independentemente do seu local de voto registado nos cadernos eleitorais. Faça o registo aqui.

Qual o modo de exercício do direito de voto antecipado?

Na Eleição dos Órgãos das Autarquias Locais, de 26 de setembro de 2021, o modo de exercício do direito de voto antecipado, em território nacional, abrange: Em confinamento obrigatório – COVID-19; Internados em estruturas residenciais (lares) ou instituições similares;

Como votar de forma antecipada?

Para votar de forma antecipada o eleitor “deve manifestar essa intenção à Administração Eleitoral da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, por via postal ou por meio eletrónico ” entre 16 e 20 de janeiro. Município onde pretende exercer o direito de voto antecipado em mobilidade;

Como votar antecipadamente?

EM MOBILIDADE - Se é eleitor, recenseado em território nacional, e pretende exercer o seu direito de voto antecipadamente, poderá efetuar o seu requerimento para votar antecipadamente, preferencialmente, através da Plataforma Eletrónica entre o 14.º e o 10.º dia anterior ao dia das eleições. Saiba mais informação no Folheto informativo.

Como será o voto antecipado nas próximas eleições legislativas?

Nas próximas eleições legislativas será possível o voto antecipado, permitindo aos eleitores recenseados em território nacional votar em qualquer ponto do País, nas mesas de voto constituídas para o efeito, independentemente do seu local de voto registado nos cadernos eleitorais. Faça o registo aqui.

Qual a diferença entre voto antecipado e voto em branco?

No caso do voto antecipado, se o boletim de voto não chegar nas condições legalmente previstas ou não esteja devidamente fechado, esse voto será considerado nulo. Por último, um voto em branco é diferente de um voto nulo. No voto em branco o boletim não apresenta qualquer tipo de marca.

Como votar antecipadamente no dia da eleição?

ELEITORES PRESOS - Se está detido num estabelecimento prisional e, por esse motivo, está impedido de se deslocar à assembleia de voto no dia da eleição, poderá efetuar o seu requerimento para votar antecipadamente, preferencialmente, através da Plataforma Eletrónica até 10 de janeiro. Saiba mais informação no Folheto informativo.

Qual a diferença entre voto antecipado e voto nulo?

Já se existir uma lista ou candidato que tenha desistido ou não tenha sido admitido, e assinar a cruz no mesmo, o voto também será nulo. No caso do voto antecipado, se o boletim de voto não chegar nas condições legalmente previstas ou não esteja devidamente fechado, esse voto será considerado nulo.

Quem pode votar antecipadamente?

Entre 11 e 14 de janeiro, o presidente da câmara municipal da área do estabelecimento hospitalar ou prisional, ou vereador credenciado, desloca-se ao estabelecimento em que se encontre o cidadão para que exerça o seu direito de voto. O voto antecipado em mobilidade pode ser exercido por qualquer cidadão em território nacional.

Como votar antecipadamente na eleição?

Para tal, deverá inscrever-se na presente plataforma, no período adequado, selecionando a eleição e a modalidade de voto antecipado que se adequa à sua situação. Pode ainda consultar nesta plataforma a sua inscrição, anteriormente efetuada, para cada uma das eleições a decorrer.

Como votar antecipadamente em Portugal?

Se pretender votar antecipadamente, então deve saber que as votações vão ter lugar entre o dia 12 e 14 de janeiro nas representações diplomáticas, consulares ou mesmo nas delegações externas de algumas instituições públicas portuguesas que são definidas pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Postagens relacionadas: