Teletrabalho

teletrabalho

O que é o teletrabalho?

Um escritório domiciliar, no Brooklin. Teletrabalho, também dito trabalho remoto, significa, literalmente, trabalho a distância.

Quanto tempo dura o teletrabalho?

O teletrabalho pode ter duração determinada ou indeterminada, ou seja, ficar ou não definido à partida quanto tempo durará. Nos primeiros 30 dias, tanto a empresa como o trabalhador podem pôr fim a este tipo de regime.

Por que o Teletrabalho não será abrangido pelas novas regras laborais?

Na última semana do ano, o teletrabalho ainda não será abrangido pelas novas regras laborais que determinam que as empresas têm de pagar o acréscimo de despesas dos trabalhadores, uma vez que as alterações ao Código do Trabalho só entram em vigor a 1 de Janeiro de 2022.

Qual é o regime de teletrabalho?

O trabalhador em teletrabalho mantém os seus direitos, inclusive o direito a receber o subsídio de refeição. II. Regime de teletrabalho nos concelhos de risco moderado

Quais as vantagens do teletrabalho?

No que diz respeito aos empregadores ou empresários, o teletrabalho pode contribuir também para a melhoria das condições de negócio, trazendo-lhes vantagens ao nível da rentabilidade e produtividade: clara redução de custos ao nível de espaço, equipamentos, rotação de pessoal e relocalização de trabalhadores;

Qual o prazo para transição do teletrabalho?

Isso não irá descaracterizar o regime de teletrabalho; O empregador pode exigir que o teletrabalho seja encerrado e o empregado retorne para o regime presencial. O prazo para transição é de 15 dias. Esta mudança deve ser registrada como aditivo contratual.

O que é o contrato de teletrabalho?

Num modelo de teletrabalho, o trabalhador realiza as funções que estão atreladas à sua função dentro da empresa em um ambiente externo ao da empresa, podendo ser em casa, na rua, em um espaço colaborativo, entre outras opções. Por que o teletrabalho tem crescido?

Quando o teletrabalho pode ser desempenhado em qualquer local?

O teletrabalho, ou o trabalho remoto, pode ser desempenhado em qualquer local desde que o trabalhador possa cumprir a obrigação de prestar a sua atividade.

Quando é obrigatório o teletrabalho?

O teletrabalho é obrigatório em todos os concelhos de risco elevado, muito elevado e extremo, sempre que as funções em causa o permitam e o trabalhador disponha de condições para as exercer, não sendo necessário acordo escrito entre empregador e trabalhador. A quem se aplica a obrigação de teletrabalho?

Por que o Teletrabalho não pode ser encarado da mesma forma em diferentes contextos organizacionais?

“O teletrabalho não pode ser encarado da mesma forma em diferentes contextos organizacionais. As empresas são repletas de paradoxos e o teletrabalho poderá ser mais um no sentido em que existem funções em que o mesmo é perfeitamente exequível e noutras será completamente impensável.

Quando foi aprovado o regime legal para o teletrabalho?

No dia 05 de novembro foi aprovado em Parlamento o novo regime legal para o teletrabalho. Um mês depois, publicava-se a Lei n.º 83/2021 em Diário da República.

Qual a importância do teletrabalho para o trabalho?

O regime legal de reparação dos acidentes de trabalho e doenças profissionais aplica-se às situações de teletrabalho, considerando-se local de trabalho o local escolhido pelo trabalhador para exercer habitualmente a sua atividade e tempo de trabalho todo aquele em que, comprovadamente, esteja a prestar o seu trabalho ao empregador.

Postagens relacionadas: