Barragem do lindoso

barragem do lindoso

Como funciona a Barragem do Rio de Janeiro?

Para além de produzir energia, a barragem assume uma função reguladora e evita variações bruscas no caudal do rio. Não deixe de visitar a casa das máquinas situada a 340 metros de profundidade, que já serviu de palco a alguns eventos, incluindo um concerto de música.

Qual a importância da barragem?

A barragem foi projetada em 1983 e concluída em 1992. A sua utilidade é a produção de energia elétrica, sendo o maior e mais potente produtor hidroelétrico em Portugal. É uma das mais altas construções de Portugal .

Qual é a barragem mais potente de Portugal?

A barragem do Alto Lindoso é a mais potente de Portugal, tem a maior distância entre o nível da albufeira e a sala da turbina e está construída no local da central mais antiga de Portugal, iniciada em 1922. Son ascenseur de 340 m est le plus long dEurope et le 2ème plus rapide du monde, surpassé seulement par celui de Toronto au Canada.

Qual a origem do nome Lindoso?

Lindoso deriva do latim Limitosum, aparecendo pela primeira vez nas inquirições de 1258. Contudo há uma lenda que diz o rei de Portugal, D. Dinis tão alegre e primoroso o achou, que logo lindoso o chamou, fato que o levou a várias visitas ao Castelo de Lindoso, tendo o reconstruído em 1278.

O que é uma barragem e para que serve?

As barragens são feitas de forma a acumularem o máximo de água possível, tanto através da chuva como também pela captação da água caudal do rio existente. Faz-se a barragem unindo as duas margens aprisionando a água na albufeira (represa artificial das águas correntes ou pluviais, para irrigação).

Por que o estado do rio está preocupado com as barragens?

Como se não bastasse a preocupação com as barragens, o estado do Rio convive com outra questão que, segundo Sergio Ricardo, merece muito mais atenção e solução por parte dos órgãos responsáveis. Em Volta Redonda existe uma montanha de resíduo siderúrgico depositado, diariamente, por cerca de 100 caminhões da Companhia Siderúrgica Nacional – CSN.

Quais são as etapas de construção de uma barragem?

Dessa forma, a barragem deixa passar um caudal ecológico que tem como função preservar os ecossistemas já existentes no rio e respectivas margens. A construção de uma barragem tem sempre de passar por quatro etapas fundamentais: o projecto, a construção, a exploração e a observação.

Quais são as barragens mais antigas?

As barragens foram, desde o início da civilização, fundamentais ao desenvolvimento da espécie humana. A sua construção visava sobretudo a combater a escassez de água no período seco de forma mais ou menos empírica. Em nível mundial, algumas das barragens mais antigas de que há conhecimento situavam-se, por exemplo, no Egito, Médio Oriente e Índia.

Qual a melhor barragem de água de Portugal?

A barragem de Montargil é, sem dúvida, uma das barragens mais bonitas de Portugal. Situada perto de Portalegre, além de estar rodeada de lindas paisagens, tem o extra de estar num local onde o clima é quase sempre favorável.

Qual a maior barragem do mundo?

A barragem de Tarbela, localizada no Paquistão, é a maior barragem de terra do mundo. A barragem criou o Reservatório Tarbela, que atualmente tem uma capacidade de 14,3 quilômetros cúbicos. A barragem de Tarbela foi construída sobre o rio Indo.

Qual a importância da barragem?

A barragem foi projetada em 1983 e concluída em 1992. A sua utilidade é a produção de energia elétrica, sendo o maior e mais potente produtor hidroelétrico em Portugal. É uma das mais altas construções de Portugal .

Qual é a maior barragem hidrelétrica do mundo?

Embora a barragem de Nurek não seja tão grande quanto as outras barragens desta lista, é a barragem mais alta do mundo, com 300 metros de altura. A barragem de Nurek está localizada do outro lado do rio Vakhsh, que é o maior rio do Tajiquistão.

Postagens relacionadas: