Greve função pública maio 2022

greve função pública maio 2022

Quem está abrangido pelo aviso prévio de greve da função pública?

A Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais esclarece que os trabalhadores da saúde estão também abrangidos pelo aviso prévio de greve da Função Pública marcada para esta sexta-feira, 20 de maio.

Quando sai o pré-aviso de greve da função pública?

Informam-se todos os interessados da existência de um pré-aviso de greve da função pública, para o dia 20/5/2022.

Qual o objetivo da greve?

O objetivo da greve é permitir a participação na manifestação nacional marcada para esta sexta-feira, dia 20 de maio.

Quais os sectores mais afectados pela greve da administração pública?

O protesto tem início pelas 14h30 do Marquês do Pombal, rumo à Assembleia da República. Os sectores da Saúde e da Educação são os mais afectados pela greve desta sexta-feira dos trabalhadores da administração pública, que registava às 9h uma adesão superior a 80%, com escolas encerradas e hospitais em serviços mínimos, segundo fonte sindical.

Como fazer aviso prévio de greve?

O aviso prévio de greve deve indicar os termos em que é convocada a referida greve, nomeadamente: Uma proposta de definição de serviços necessários à definição de serviços necessários à segurança e manutenção de equipamentos e instalações (534.º/3 do CT);

Qual o objetivo da greve?

O objetivo da greve é permitir a participação na manifestação nacional marcada para esta sexta-feira, dia 20 de maio.

Como convocar uma greve?

Sempre que um sindicato ou uma união de trabalhadores tenta negociar algo com uma entidade patronal e esse processo falha, normalmente pensa-se em convocar uma greve como forma de protesto. O primeiro passo para que tal suceda é o envio de um aviso prévio.

Como funciona o aviso prévio trabalhado?

Aviso prévio trabalhado: neste caso o trabalhador continua em suas funções durante o tempo do aviso. Mas dependerá do tipo de demissão, sendo assim, se ocorreu por parte da empresa, o funcionário pode escolher se irá cumprir com o aviso prévio, mas, caso não queira trabalhar, pode ter o valor devido descontado do seu salário.

Qual a importância da greve?

A Lei sobre direito de greve, estabelece o conceito de greve como: exercício do direito de suspensão coletiva, temporária e pacífica, total ou parcial, de prestação pessoal de serviços a empregador. A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, no capítulo que trata dos direitos sociais assegura o direito a greve.

Qual é o direito a greve?

A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, no capítulo que trata dos direitos sociais assegura o direito a greve. Art. 9º É assegurado o direito de greve, competindo aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exercê-lo e sobre os interesses que devam por meio dele defender.

Qual é a origem da Praça da greve?

O termo provem do nome da praça onde os trabalhadores franceses se concentravam em suas primeiras paralisações, a Praça da Greve ou Place de Grève, praça que hoje é chamada de Place de l’Hotel-de-Ville ou Praça do Hotel de Ville.

Quais foram as principais greves em Portugal?

As greves em Portugal A greve dos operários de fundição e serralharia em 1849, é considerada a primeira greve industrial, mas nas décadas seguintes, até à I República, houve paralisações dos trabalhadores tabaqueiros, das marinhas e arrozais, mineiros, caminhos de ferro, chapeleiros ou operários da construção civil, entre outras.

Postagens relacionadas: