Carambola

carambola

Qual a origem da carambola?

A carambola é o fruto da caramboleira (Averrhoa carambola), uma árvore ornamental de pequeno porte, da família das Oxalidaceae. Possui flores pretas e purpúreas. É largamente usada como planta de arborização de jardins e quintais. É originária da Índia, sendo muito conhecida na China.

Qual é a cor da carambola?

De cor amarela, a carambola ( Averrhoa carambola) se destaca das demais frutas por seu aspecto diferente e sabor único. Nativa da Ásia, a fruta foi introduzida no Brasil em 1817 no estado de Pernambuco. Desde então, ganhou o paladar dos brasileiros. Mesmo deliciosa, a carambola não é produzida em grande escala como outras frutas.

Como é comercializada a carambola?

Como dissemos, a carambola não é comercializada em grande escala: é mais comum ver árvores da fruta em quintais, sítios e chácaras, onde é muito popular. Aliás, a caramboleira, como é chamada a árvore, é uma pequena frutífera que pode estar em jardins e até ser plantada em vasos grandes, podendo alcançar até 8 metros.

Qual é o perigo de uma carambola?

Como veremos adiante, a atenção neste caso é muito importante, pois carambola é uma boa fruta, mas pode ser muito perigosa… A carambola é uma fruta exótica com sabor acentuadamente cítrico dependendo da maturação da fruta, mas que pode trazer diversos benefícios para a saúde.

Qual é a origem da caramboleira?

A carambola é considerada uma fruta de quintais e de pomares caseiros. Em torno dos 4 anos ela já começa dar seus frutos, quando a caramboleira cresce, às vezes, seus galhos são bastante flexíveis quase chegam a tocarem o chão, escondendo quase que completamente o tronco.

Qual é o fruto da carambola?

A carambola, fruto da caramboleira, é rica em sais minerais e vitaminas A, C e do complexo B. Seu cultivo é indicado em regiões de clima quente e úmido. Carambola é o fruto da caramboleira, da família Oxalidaceae, originária da Ásia tropical. A fruta de sabor agridoce possui formato comprido, ligeiramente ovalado e com cinco gomos salientes.

Quais são as principais características das carambolas?

As árvores de carambola crescem melhor em áreas quentes, embora também se saiam bem em áreas subtropicais quentes que experimentam apenas temperaturas congelantes ocasionais. A faixa de temperaturas para melhor crescimento e frutificação é de 20º a 35ºC. As árvores geralmente param de crescer a temperaturas abaixo de 18ºC.

Onde as carambolas são cultivadas na Flórida?

As carambolas foram cultivadas no sudeste da Ásia (por exemplo, Malásia, Índia, Sri Lanka) por séculos, e as árvores foram introduzidas na Flórida há mais de 100 anos. Os frutos das primeiras introduções na Flórida foram azedos.

Quais são os produtos mais comercializados a partir da carambola?

Sucos, sorvetes, doces, compotas, caldas e geleias são os produtos mais comercializados a partir da fruta. Também pode ser feito o chá da carambola, como veremos mais abaixo. O consumo in natura é a forma mais comum e saudável de ingerir a carambola, além de ficar ótima em saladas de frutas e sucos naturais.

Como é a comida da carambola?

A carambola toda é comestível, então você não precisa descascar ou tirar as sementes antes de comê-la. A fruta pode ser comida pura sem precisar adicionar nada. Mas, se preferir, pode adicionar açúcar, mel ou o ingrediente (de preferência doce) que quiser.

Quais são os benefícios da carambola?

Além da caramboxina, a carambola contém grandes quantidades de ácido oxálico, substância que pode facilitar a formação de cálculos renais. Para quem não tem restrições, o consumo da carambola, além de in natura, pode ser feito em doces e molhos.

Qual a melhor forma de ingerir a carambola?

O consumo in natura é a forma mais comum e saudável de ingerir a carambola, além de ficar ótima em saladas de frutas e sucos naturais. Aliás, sua aparência é tão interessante que alguns drinks utilizam a carambola cortada em forma de estrela para enfeitar os copos, trazendo um visual mais tropical e colorido.

Postagens relacionadas: