Arte barroca

arte barroca

Qual é a natureza da arte barroca?

Para Nicolau Sevcenko, nenhuma obra de arte barroca pode ser analisada adequadamente desvinculada de seu contexto, pois sua natureza é sintética, aglutinadora e envolvente.

Quais são as maiores obras da arte barroca?

3. O Êxtase de Santa Teresa, de Gian Lorenzo Bernini (artista italiano) Feita entre 1645 e 1652, por Gian Lorenzo Bernini , essa escultura é considerada uma das maiores obras-primas da arte barroca.

Qual era a relação entre a arte barroca e a literatura?

Esse segmento da arte barroca visava a mistura dos elementos presentes nas duas ideologias. Nas pinturas era comum o ponto de vista medieval e os ideais renascentistas, ou seja, havia a mistura de luz e sombra nas pinturas; a literatura combinava os pensamentos racionais com os irracionais.

Quais são as vertentes da arte barroca?

Há duas vertentes dentro da arte barroca produzida em solo nacional. A mais requintada ocorreu nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pernambuco e Bahia, onde a economia era baseada na cana-de-açúcar e mineração.

Quais as características da arte barroca?

Escultura barroca. A escultura barroca apresenta grande diversidade de temas. Há esculturas ornamentais, alegóricas ou mitológicas, e retratos, especialmente em igrejas e túmulos. O material mais usado é o mármore, do qual se aproveitam todas as possibilidades de cor e textura. O bronze é o segundo material mais utilizado.

Qual a importância da arte barroca para a arte europeia?

A valorização das cores e a contraposição de luzes e sombras tinham grande importância na demonstração dos gestos e estados de espírito do homem. Na trajetória do barroco, também devemos contabilizar o papel exercido pela Igreja, preocupada naquele momento em frear os avanços do protestantismo e da renascença.

Quais são as vertentes da arte barroca?

Há duas vertentes dentro da arte barroca produzida em solo nacional. A mais requintada ocorreu nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pernambuco e Bahia, onde a economia era baseada na cana-de-açúcar e mineração.

Qual era o tema da pintura barroca?

O gosto pela Arte Barroca veio temperado pela aproximação de realidades opostas, pelo conflito e pelas contradições violentas que estavam diretamente ligadas ao contexto da época, ou seja, a visão de mundo do homem do século XVII. O Barroco surgiu na Itália e aproveitou de alguns, mas fortes, elementos da Renascença, transformando-os.

Sua produção varia de trabalhos em madeira entalhada, pedra-sabão, altares e igrejas e tem como características o uso das cores e a maneira simples e dinâmica de retratar as cenas. Veja também: O que é Arte Sacra? Há duas vertentes dentro da arte barroca produzida em solo nacional.

Quais são as vertentes do Barroco no Brasil?

Postagens relacionadas: